SóProvas


ID
331567
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

On Line Analytical Processing (OLAP) é uma tecnologia de software que permite a analistas de negócios, gerentes e executivos a análise e visualização de dados corporativos, por meio de acesso interativo, rápido e consistente. A funcionalidade OLAP é inicialmente caracterizada pela análise dinâmica e multidimensional dos dados consolidados de uma organização. A tecnologia OLAP é geralmente implementada em ambiente multiusuário e cliente/servidor, oferecendo assim respostas rápidas às consultas ad-hoc, não importando o tamanho do banco de dados nem sua complexidade, sendo também disponibilizada em ambiente Web. Essa tecnologia auxilia o usuário a sintetizar informações corporativas por meio de visões comparativas e personalizadas, análises históricas, projeções e elaborações de cenários. No contexto dos projetos lógicos de modelos de dados para processamento anlítico, uma operação OLAP é uma técnica específica de análise segundo a qual o usuário navega entre os níveis de dados que vão desde o mais resumido para o mais detalhado. Essa operação é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • Drill Down/up - Parte para o detalhe
    Roll Down/up - Faz agregação. Do detalhe para o resumido.
  • Existe o roll up; não o roll down.
  • Um usuário visualizando dados em um modelo OLAP irá navegar para cima (drill up) ou para baixo (drill down) entre níveis para visualizar informação com maior ou menor nível de detalhe sem a menor dificuldade.
  • Só para complementar os colegas:
    Drill-Down/Up é uma técnica específica de análise segundo a qual o usuário navega entre os níveis de dados que vão desde o mais resumido (up) ao mais detalhado (down). Os caminhos do Drill podem ser definidos pelas hierarquias dentro das dimensões ou outras relações que podem ser dinâmica dentro ou entre dimensões.

    E como o outro colega falou, só existe o  que significa "agregar" ou sumarizar os dados subindo na hierarquia de uma dimensão. É o mesmo que Drill-Up.

    Para entender melhor, o Drill-Down é quando você quer saber mais detalhes e precisar "mergulhar a fundo / mais abaixo" nos dados.

    É só imaginar uma pirâmide de cabeça para baixo, onde quanto mais você desce, mais "focado" em algo vai ficando, e quanto mais para cima, você vai tendo uma visão mais ampla/resumida dos dados.
  • Um data warehouse é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.
     
    O data warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, coletados dos sistemas transacionais (OLTP).
     
    A ferramenta mais popular para exploração de um data warehouse é a Online Analytical Processing OLAP ou Processo Analítico em Tempo Real, mas muitas outras podem ser usadas.
     
    Funcionalidades das ferramentas OLAP
     
    A funcionalidade de uma ferramenta OLAP é caracterizada pela análise multidimensional dinâmica dos dados, apoiando o usuário final nas suas atividades, tais como: Slice and Dice e Drill.
     
    Drill Across:  O Drill Across ocorre quando o usuário pula um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão. Por exemplo: a dimensão tempo é composta por ano, semestre, trimestre, mês e dia. O usuário estará executando um Drill Across quando ele passar de ano direto para semestre ou mês.
     
     
     
    Drill Down: O Drill Down ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo o grau de granularidade.
     
     
     
    Drill Up: O Drill Up é o contrário do Drill Down, ele ocorre quando o usuário aumenta o grau de granularidade, diminuindo o nível de detalhamento da informação.
     
     
     
    Drill Throught: O Drill Throught ocorre quando o usuário passa de uma informação contida em uma dimensão para uma outra. Por exemplo: Estou na dimensão de tempo e no próximo passo começo a analisar a informação por região.
     
     
     
    Slice And Dice: O Slice and Dice é uma das principais características de uma ferramenta OLAP. Como a ferramenta OLAP recupera o microcubo, surgiu a necessidade de criar um módulo que se convencionou de Slice and Dice para ficar responsável por trabalhar esta informação. Ele serve para modificar a posição de uma informação, alterar linhas por colunas de maneira a facilitar a compreensão dos usuários e girar o cubo sempre que tiver necessidade.
  • Questão gigantesca onde na verdade só importa : "é uma técnica específica de análise segundo a qual o usuário navega entre os níveis de dados que vão desde o mais resumido para o mais detalhado."

  • Drill Down: aprofunda o detalhamento

    Drill Up: visão mais geral dos dados.

  • Há várias operações OLAP que geralmente são definidas nessas aplicações. A questão faz referência, mais especificamente, àquelas que permitem a navegação entre os níveis de detalhamento de uma hierarquia, do mais resumido para o mais detalhado e vice-versa. Essas operações são o drill down e o roll up. O roll up é às vezes conhecido como drill up, mas não existe “roll down”, então a letra B é a correta. 

  • Roll-Up: oposto do operador drill-down, resume as informações, diminuindo o nível de detalhes.

    Drill-Down: este operador navega a partir de dados, obtendo um maior nível de detalhamento, aproximando-se da granularidade mínima.

    Dice: slices consecutivos, gerando um subcubo. representa um conjunto de filtros