SóProvas


ID
3315757
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O esporte é um conteúdo clássico da educação física escolar. Segundo uma perspectiva crítica de educação física, o esporte deve ser tratado pedagogicamente na escola. Tendo em vista o trato pedagógico do esporte nas aulas de educação física, é correto afirmar que deve haver

Alternativas
Comentários
  •  ensino de esporte por meio de jogos que privilegiem a participação dos alunos.

  • Falou em abordagem CRÍTICA pense em interdiciplinariedade, integração da Ed. Física de forma crítica, que aborda o contexto social do aluno, em uma educação física mais moderna. A parte física e competitiva NÃO é prioridade nessa concepção pedagógica.

    A proposta Crítico Superadora, que foi fundamentada baseada nas idéias da pedagogia histórico crítica de Demerval Saviani e é apresentada na obra Coletivo de autores em 1992, é resumida da seguinte forma:[...] a cultura corporal se concretiza nos seus diferentes temas, quais sejam, o esporte, a ginástica, o jogo, as lutas, a dança e a mímica. Desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como solidariedade, cooperação e liberdade de expressão dos movimentos.

    A proposta Critico-emancipatória,cujo principal formulador é o professor Elenor Kunz. Prioriza uma concepção de movimento denominada dialógica. O movimentar-se humano é compreendido como uma forma de comunicação com o mundo”. A proposta de Kunz busca que o aluno seja capaz de critica e de uma atuação mais autônoma enquanto sujeito, e ele defende nas escolas, que ao se adotar uma concepção crítico-emancipatória, deve-se incluir conteúdos de caráter teóricoprático, e não somente ensinar esportes nas aulas de Educação Física. O conjunto dessas práticas educativas deve estar embasado em uma concepção que privilegie a comunicação mútua entre os sujeitos. Kunz (2004) alerta para a necessidade de ampliar a reflexão do movimento enquanto diálogo entre Homem e Mundo, servindo de base para a interpretação pedagógica do movimento humano, fundamentando um trabalho de intencionalidade pedagógica emancipatória para a Educação Física escolar. Libertação do contexto da alienação e opressão.

    As duas são críticas mas a emancipatória é mais rebeldizinha hahaha