SóProvas


ID
331576
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um modelo de processo de software é uma descrição simplificada desse processo que apresenta uma visão dele. Esses modelos incluem as atividades, que fazem parte do processo, os produtos de software e os papéis das pessoas envolvidas na engenharia do software. Nesse contexto, dois modelos são descritos a seguir.

I. Mostra a seqüência de atividades ao longo do processo, com suas entradas, saídas e dependências entre elas. Neste caso, as atividades representam ações humanas.
II. Mostra o processo como um conjunto de atividades, no qual cada uma realiza alguma transformação de dados, como uma especificação é transformada de entrada em saída. Neste caso, as atividades podem representar transformações realizadas por pessoas ou computadores.

Esses modelos I e II são denominados, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Fluxo de Trabalho (em inglês: Workflow) é a seqüência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, envolvendo a noção de processos, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra de acordo com algumas regras.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_de_trabalho

    Fluxo de dados é um duto de informações que transita entre os componentes do DFD. Características:Identifica dados, documentos a partir de uma origem (Processo, Depósito, Sistema ou Entidade) para um Destino (Processo, Depósito, Sistema ou Entidade). Dados que entram e saem dos processos. É o meio de comunicação entre Entidades Externas, Processos e Depósito de Dados. Dados em movimentação. Analogia com um cano d’água: A água se movimento dentro do cano da sua origem para seu destino. Todo Fluxo de Dados deve possuir um nome. Os dados que compõem um fluxo de dados devem pertencer ao domínio do modelo de dados do sistema em foco. Os dados são atributos das entidades que compõem o modelo de dados do sistema em foco.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_de_dados
  • Sommerville, 8a edição, págs. 6 e 7

    1. Um modelo de workflow: mostra a seqüência de atividades ao longo do processo, com suas entradas, saídas e depen-dências entre elas. As atividades neste modelo representam ações humanas.
    2. Um modelo de fluxo de dados ou modelo de atividade: representa o processo com o um conjunto de atividades, no qual cada atividade realiza alguma transformação de dados. Mostra como a entrada do processo, como um a especificação, por exemplo, é transformada em um a saída, como um projeto. As atividades, nesse caso, podem representar transfonnações realizadas por pessoas ou por computadores.