GABARITO LETRA C.
FUNDAMENTO:
TUBERCULINA E MODO DE CONSERVAÇÃO: utiliza-se a tuberculina PPD-RT 23, aplicada via intradérmica, no terço médio da face anterior do ANTEBRAÇO ESQUERDO. Dose de 0,1ml, que contém 2UT. A solução deve ser conservada em temperatura entre 2C e 8C e não deve ser exposta à luz solar direta.
CORRIGINDO ALGUMAS DAS DEMAIS:
A) SINTOMÁTICO RESPIRATÓRIO-
Pessoa que, durante a busca ativa, apresenta tosse por 3 semanas ou mais.
1) DETECÇÃODE CASOS DE TB- diagnosticar e tratar, correta e prontamente, os casos são medidas fundamentais para o controle da doença. A busca ativa de sintomáticos respiratórios (SR) deve ser realizada permanentemente. O rastreamento sistemático para TB é definido como a procura rotineira de pessoas com suspeita de ter TB, em populações alvo predefinidas. No Brasil, utiliza-se o rastreamento pela tosse. O objetivo da busca ativa de SR é identificar precocemente os casos bacilíferos, iniciar o tratamento e interromper a cadeia de transmissão e reduzir a incidência da doença a longo prazo.
As estratégias de busca ativa são realizadas, primariamente, por serviços de atenção primária.
B) O tratamento é realizado em regime ambulatorial, preferencialmente em regime de TDO.
- TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO (TDO): inclui a observação da ingestão dos medicamentos, que deve ser realizada, idealmente, em todos os dias úteis da semana. Será considerado efetivo se a observação ocorrer, no mínimo, 3x por semana, durante todo o tratamento (24 doses na fase intensiva e 48 doses na fase de manutenção em casos de tratamento em 6 meses). O TDO deve ser realizado por profissionais de saúde ou outros profissionais capacitados. A supervisão realizada por amigos, familiares não será considerada como TDO. Nos fins de semana, os medicamentos são autoadministrados. Deve-se explicar a importância da tomada diária do medicamento
FONTE: MANUAL DE RECOMENDAÇÕES PARA CONTROLE DA TUBERCULOSE NO BRASIL. 2a edição. MS.