-
Gaba:B
A região do entorno do Distrito Federal foi definida de acordo com o que estabeleceu a lei de criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), de 1998.
-
A - A região do Sudoeste goiano tem poucos municípios com grandes áreas. Errado.
B - A região do entorno do Distrito Federal foi definida de acordo com o que estabeleceu a lei de criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), de 1998. Certo
C - A região metropolitana de Goiânia apresenta o maior contingente populacional e também a maior densidade demográfica (Número de Habitantes por km²). Errado.
D - O Noroeste goiano, situado na divisa com Mato Grosso e Tocantins... Errado.
E - Na composição do produto interno bruto estadual, as regiões de planejamento Norte, Nordeste e Noroeste são as mais pobres. Errado.
-
GAB: B
Complementando:
A RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e do Entorno) foi criada pela Lei Complementar nº 94 de 19 de fevereiro de 1988, por meio do decreto 27/10/98, alterado pelo decreto 3445 de 4 de maio de 2000 com o objetivo de coordenar as ações dos governos do DF, Goiás e Minas Gerais para tentar dar soluções aos problemas comuns a região. A RIDE é composta pelo DF mais 22 cidades, sendo 19 pertencentes ao estado de Goiás e três a Minas Gerais. São ao todo 55.572 km², aproximadamente e sua população está estimada em 4 milhões e 200 mil habitantes.
-
a) A região do Sudoeste possui poucos municípios. ITEM INCORRETO.
b) ITEM CORRETO.
c) A região metropolitana de Goiânia apresenta o maior contingente populacional e a maior densidade demográfica. ITEM INCORRETO.
d) O Nordeste goiano foi a região que recebeu a alcunha de “corredor da pobreza”. ITEM INCORRETO.
e) O Sul é a região mais rica – e que mais contribui pro PIB estadual – e não a região Norte. ITEM INCORRETO.
Resposta: B
-
O nordeste Goiano é uma das regiões que guarda os maiores problemas socioeconômicos do estado de Goiás, o que lhe reservou o clichê de “Corredor da miséria”. Por outro lado, essa região posiciona-se hoje como uma das que guardam as maiores riquezas naturais do estado de Goiás, fato que lhe consagrou o título, pela UNESCO, de Reserva da Biosfera de Goyas, além da sua inserção no documento das Ações Prioritárias para a conservação da Biodiversidade do Cerrado e Pantanal. É esse reconhecimento, enquanto patrimônio ambiental, que dá a essa região uma contraditória qualificação: uma pobreza econômica versus uma riqueza ambiental/cultural.
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/215/o/Carvalho_giselia_lima_pobreza_econ_mica.pdf
-
A região do entorno do Distrito Federal foi definida de acordo com o que estabeleceu a lei de criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), de 1998.