SóProvas


ID
3316849
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A história do negro no Brasil não significou passividade, pelo contrário, configura‐se como uma luta organizada que tinha como um dos objetivos o respeito às diferenças étnicas e culturais, negadas pelo processo escravista. Uma das melhores demonstrações dessa luta foi a organização dos escravos em quilombos.
Internet: <https://pos.historia.ufg.br/> (com adaptações).

A respeito dos aspectos da história social de Goiás relacionados à escravidão, à cultura negra e à presença de Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQs) no estado, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    A) um dos mais antigos quilombos de Goiás é o Kalunga, situado na região da Chapada dos Veadeiros, sendo resultado do movimento migratório gerado pela expansão da pecuária no século XIX. Errado este quilombo foi criado no século XVIII por negros fugitivos das minas de ouro lembrem-se os escravos não foram usados como mão de obra na pecuária apenas na mineração junto com os índios, na pecuária, a mão de obra era livre.

    B) catira, reisado e cavalhadas são manifestações culturais típicas de Goiás, surgidas na África e trazidas pelos africanos escravizados a partir do século XVIII. Errado Goiás tem manifestações negras típicas da congada em Catalão que é uma homenagem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima a festa acontece em Catalão de origem folclórica afro-americana. As cavalhadas foram as guerras de mouros e cristãos(Cruzadas)é uma festa típica que acontece em 12 municípios com destaque para Palmeiras de Goiás e Pirenópolis.

    C) Goiás foi pioneiro ao oferecer, em larga escala, educação pública aos escravos, mesmo em décadas anteriores à abolição. Errada a escravidão no Brasil produziu mazelas para os negros que prevalecem até hoje com o racismo estrutural que prevalece em nossa sociedade, com o fim da escravidão a qual o Brasil foi o país que mais tardou a aderir os negros eram analfabetos e ficaram à margem da sociedade

    D) as CRQs certificadas pelo governo federal em Goiás, que passaram a possuir o direito à posse legal da terra onde vivem, não ultrapassam uma dezena. Errado só a comunidade Kalunga conta com 56 comunidades.

    E) Aparecida de Goiânia tem uma Comunidade Remanescente de Quilombos certificada; trata‐se de um quilombo urbano, cujos moradores são reconhecidos como parentes diretos de ex‐escravos. Correta esta comunidade localiza-se no setor Jardim Cascata em Aparecida de Goiânia foi reconhecida e registrado em 2003, hoje em dia, tem 200 habitantes.

    Mais informações: https://ceert.org.br/noticias/outros/4359/quilombo-urbano-do-jardim-cascata-em-aparecida-de-goiania-go . https://porlatierra.org/docs/a72dac0268841fe42cab6fe0380d039d.pdf.

  • Aparecida de Goiânia, 28 de dezembro de 2015 - O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), inaugura na próxima quarta-feira, 30, às 10 horas, na Rua São Bento com a Rua João Fidélis na Vila Delfiori, 73 casas destinadas à comunidade quilombola que vivem no Jardim Cascata.

    De acordo com a Secretaria de Habitação, o objetivo é ampliar o acesso a moradia digna e diminuir o déficit habitacional no município. Aparecida de Goiânia é a primeira cidade a construir moradias urbanas para uma comunidade quilombola no Brasil e servirá de modelo para o governo federal em implantar esse projeto em outros municípios.

    As casas foram construídas por meio do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) do Governo Federal em terreno de 25.7 mil metros quadrados, doado pelo município. A obra foi realizada pela ONG Associação Goiana de Atualização e Realização do Cidadão (AGARC). O investimento foi de R$ 4,3 milhões.

    São 73 famílias remanescentes dos quilombolas beneficiadas com as novas moradias. A região que antes era inabitável, após a construção das casas, o setor recebeu asfalto, uma área de lazer com academia a céu aberto e um centro de convivência. Além disso, todas as casas receberam o sistema de captação de energia solar.  

    https://www.aparecida.go.gov.br/maguito-inaugura-73-casas-para-quilombolas-em-aparecida-nesta-quarta-feira-30/