A.
Segundo a NBR 6122, um tubulão é um elemento de fundação profunda, cilíndrico, em que pelo menos na sua etapa final, há descida de operário para a conferencia das dimensões da base. Pode ser executado a céu aberto ou sob ar comprimido e ter ou não base alargada.
Os tubulões a céu aberto podem ser executados com ou sem revestimento, podendo este ser de aço ou de . O fuste do tubulão normalmente é de seção circular, adotando-se 70 cm como diâmetro mínimo para permitir a entrada e saída de operários. Já a projeção da base poderá ser circular ou em forma de falsa elipse.
ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-DE-G00/020
TUBULÕES A CÉU ABERTO
9. CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO E PAGAMENTO
Os serviços relativos aos tubulões, executados e recebidos na forma descrita, devem ser medidos de acordo com os seguintes itens:
a) o material escavado deve ser medido em metro cúbico de 1ª, 2ª ou 3ª categoria escavada, classificados de acordo com de terraplenagem ET-DE-Q00/002 – Escavação e Carga de Material;
b) o volume escavado deve ser calculado geometricamente à partir das dimensões de projeto e da profundidade real executada, até o limite do nível indicado pela fiscalização para o término da escavação. O volume da base alargada, quando houver, deve ser considerado até o limite do volume previsto em projeto;
c) o volume de concreto, área de forma, peso do aço e revestimento metálico, se houver,devem ser medidos separadamente, segundo as quantidades calculadas à partir das dimensões de projeto e da profundidade real executada, até o limite do nível indicado pelo projetista ou pela fiscalização e seguindo os critérios das especificações em questão.
Os tubulões são pagos conforme os respectivos preços unitários contratuais, nos quais estão inclusos: transporte, materiais, perdas, abrangendo inclusive a mão-de-obra com encargos sociais, BDI e equipamentos necessários aos serviços, e outros recursos utilizados na execução dos serviços.
Gabarito: A
Sobre a C, hoje existe mais um erro nela:
Art. 93, VIII - o ato de remoção ou de disponibilidade do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)