GABARITO: LETRA A
? Na letra "a" temos uma vedação presente no Código de Ética de 1993:
? Art. 20 É vedado ao/à assistente social: a- depor como testemunha sobre situação sigilosa do/a usuário/a de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo quando autorizado.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 273 de 1993, que institui o Código de Ética profissional. Nesse documento encontramos os princípios, deveres, direitos e vedações que orientam o trabalho do/a assistente social.
Devemos encontrar a alternativa incorreta.
Analisando as alternativas, temos:
A – Correta. Depor como testemunha sobre situação sigilosa, quando autorizado. De acordo com o “Art. 20º”, alínea a, do Código de Ética profissional, temos que é vedado ao assistente social: a - depor como testemunha sobre situação sigilosa do/a usuário/a de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo quando autorizado.
B – Incorreta. Empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos usuários. De acordo com o “Art. 8º”, alínea d, do Código de Ética profissional, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.
C – Incorreta. Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões. De acordo com o “Art. 10º”, alínea e, do Código de Ética profissional, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.
D – Incorreta. Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública. De acordo com o “Art. 3º”, alínea d, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.
Gabarito: A