( ) Advêm de mudanças ocorridas na natureza e nos processos da catalogação.
Ø CORRETO. É uma nova maneira de olhar o universo bibliográfico, contendo requisitos mínimos para registros bibliográficos para todos os tipos de mídia.
( ) Foram criados para influenciar o campo teórico, conceitual e prático da catalogação, com foco nas necessidades dos usuários.
Ø CORRETO. Influência o campo teórico por definir novos conceitos para a área descritiva. Sendo um modelo conceitual do tipo entidade e relacionamento (ou E-R) e influenciando na prática porque são criados para melhorar o design das bases de dados e para torná-las úteis e mais bem sucedidas em suas buscas.
( ) Foram publicados em 1960, em decorrência de estudos conduzidos pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e pelo IBICT.
Ø ERRADO. O modelo foi desenvolvido na década de 70 por Peter Chen, eles foram estudados de 1992 a 1995 pela IFLA e publicados em 1998 como Functional Requirements for Bibliographic Records (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos).
( ) Têm como finalidade apresentar códigos e determinações de conteúdo para codificar registros que são legíveis por máquina.
Ø ERRADO. Se apresenta como design de bases de dados sendo um modelo composto por 10 entidades, divididas em 3 grupos tendo entidades concretas ou abstratas.
Fonte: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/214
COMPLEMENTANDO...
Entidades do Grupo 1
Obra: entidade abstrata que se refere a uma criação intelectual ou artística distinta. Ex.: Texto e ilustrações; composição de uma música.
Expressão: entidade abstrata que se refere à realização intelectual ou artística que uma obra assume ao ser elaborada. Qualquer mudança no conteúdo intelectual da obra será uma nova expressão. Ex.: Idioma do texto original; traduções para outras línguas; versões (para materiais não-livro).
Manifestação: entidade concreta que se refere à representação física da expressão de uma obra. Ex.: monografias, periódicos, vídeos, gravações sonoras.
Item: entidade concreta que se refere a um único objeto físico ou exemplar de uma manifestação (exceções em casos de documentos com mais de um volume, por exemplo, uma monografia em um ou mais volumes). Ex.: exemplar único autografado. Documentos digitais também são representados nesta entidade. Ex.: artigo em formato .pdf recuperado na Web.
Grupo 2
Pessoa: indivíduo responsável pela criação ou realização de uma obra, ou ele mesmo é assunto de uma obra. Ex.: autores, músicos, intérpretes, artistas, editores.
Entidade coletiva: grupo de indivíduos (inclusive grupos temporários). Ex.: encontros, conferências, autoridades territoriais.
Grupo 3
Conceito: noção abstrata ou ideia que pode ser o assunto de uma obra, como áreas do conhecimento, teorias, disciplinas, práticas, processos, técnicas. Ex.: Economia; Teoria da Relatividade; hidroponia.
Objeto: coisas materiais que podem ser o assunto de uma obra, podendo ser animadas ou inanimadas, fixas ou móveis, e objetos feitos pelo homem. Ex.: Cometa Halley; Torre Eiffel; Muralhas da China.
Evento: ações e ocorrências que podem ser o assunto de uma obra, como épocas, períodos do tempo, eventos históricos etc. Ex.: Século XIX; Era Cenozoica; II Guerra Mundial; Idade da Pedra.
Lugar: esta entidade refere-se a localizações, terrestres ou extraterrestres, características geográficas, jurisdições.
Fonte: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/214