-
Errado.
base no desempenho: na mensuração precisa da colaboração de cada servidor para o alcance das metas institucionais.
A administração gerencial, ao contrário, preocupa-se especificamente com os resultados; aliás, recordemos que suas principais ideias são: a definição clara de objetivos, a maior autonomia dada aos gerentes para obtenção dos resultados e o deslocamento do controle para avaliar os resultados finais das ações. No contexto da reforma de 1995, também se defendeu a ideia de competição entre os entes públicos como forma de garantir melhores resultados, e programas de qualidade foram implementados.
Atenção → A gestão por – e a avaliação dos – resultados inserem-se no contexto da administração gerencial ou nova Administração Pública.
Num momento em que a arrecadação de recursos encontra-se num patamar em torno de 35% do Produto Interno Bruto – PIB –, fica claro que agora o foco deverá estar na utilização dos recursos de modo eficiente e efetivo – e não no incremento da arrecadação – e essa utilização eficiente/efetiva passa, necessariamente, pela avaliação dos resultados alcançados.
Deve-se definir racionalmente os resultados que se pretende alcançar, alocar os recursos necessários, estabelecer critérios e indicadores de desempenho para medir as realizações, e depois cobrar resultados efetivos na gerência de recursos públicos: que envolvem tanto o gestor e o servidor, quanto o resultado global da organização.
Uma organização pública existe para prestar serviços públicos; para servir a sociedade – por isso deve se pautar por resultados que atendam às necessidades e aos anseios do usuário-cidadão –, e nunca por desejos de seus dirigentes, de grupos de interesses ou de reeleição de seus governantes.
PALUDO (2013)
-
-
Ao adotar a gestão por resultados, o dirigente de uma organização deve sempre focar suas prioridades pessoais e desenvolver a seguinte sequência de ações: planejamento, controle e ação. Resposta: Errado.
Comentário: como estamos falando de resultados não se pode focar em prioridades pessoais (modelo patrimonial).
-
A gestão por resultados é focada em gerar valor público, ou seja, servir à sociedade e ao cidadão-cliente.
A busca de resultados baseia-se:
- na implantação e o fortalecimento de instrumentos de gestão, como o controle social e a accountability - dever de prestar contas e transparência - que promovam a devida responsabilização dos gestores;
- instrumentos adequados para aferir resultados - sistema de indicadores: economicidade, eficiência, eficácia e efetividade;
- Autonomia, descentralização, incentivos à criatividade e busca da qualidade.
Fonte:
Moreira, Elisabete. Administração geral e pública, 4. ed., Salvador: JusPodivm, 2019.