SóProvas


ID
332125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma organização pública modificou sua estrutura organizacional com objetivo de valorizar a meritocracia na ascensão funcional, criar indicadores de desempenho organizacional e modificar os processos e controles, de maneira que os órgãos subordinados e vinculados a essa organização tivessem maior autonomia gerencial.
Considerando essa situação hipotética bem como o processo geral de reestruturação de órgão público, julgue o  item  a seguir.

A concessão de maior autonomia aos órgãos subordinados contraria os pressupostos da gestão por resultados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. PALUDO (2013) - 

    Gestão por Resultados
    Na administração burocrática não havia preocupação com o cidadão e com o atendimento de suas necessidades; a burocracia preocupava-se com os procedimentos internos (com os meios) e consigo mesma – e dava pouca importância aos resultados efetivos.
    A alocação de recursos em educação ainda é um exemplo de prática burocrática: utiliza-se o número de alunos matriculados para a distribuição dos recursos (art. 212, § 6o, da CF/1988), e dá-se pouca importância à qualidade da formação proporcionada aos alunos pela instituição de ensino. O mais adequado seria alocar recursos de acordo com os resultados obtidos – por exemplo, o nível de aprendizado dos alunos (todos) e o percentual de integração dos formandos ao mercado de trabalho (curso técnico ou superior) – se a instituição atingisse adequadamente os resultados definidos obteria mais recursos para seus planos/projetos/ações, além de uma espécie de recompensa e/ou incentivo. Nesse mesmo sentido, a administração burocrática remunera e promove seus servidores com base no tempo de serviço, e não com base no desempenho: na mensuração precisa da colaboração de cada servidor para o alcance das metas institucionais.

    A administração gerencial, ao contrário, preocupa-se especificamente com os resultados; aliás, recordemos que suas principais ideias são: a definição clara de objetivos, a maior autonomia dada aos gerentes para obtenção dos resultados e o deslocamento do controle para avaliar os resultados finais das ações. No contexto da reforma de 1995, também se defendeu a ideia de competição entre os entes públicos como forma de garantir melhores resultados, e programas de qualidade foram implementados.
    Atenção → A gestão por – e a avaliação dos – resultados inserem-se no contexto da administração gerencial ou nova Administração Pública.

  • ERRADO

     

    A concessão de maior autonomia aos órgãos subordinados contraria os pressupostos da gestão por resultados.

  •  

    Segundo Paludo,  as principais ideias da gestão por resultados são : 

     - a definição clara de objetivos;

     - a maior autonomia dada aos gerentes para obtenção dos resultados e;

      - o deslocamento do controle para avaliar os resultados finais das ações.

     

    Fonte: Administração pública : teoria e questões / Augustinho Vicente Paludo. Pág. 276.

  • Errado

    Gestão por resultado vem do gerencialismo e este dá mais autonomia ao gestor

  • descentralização das decisões

  • GABARITO: ERRADO

    A gestão por resultados é aplicada pela administração gerencial e insere-se no contexto da administração gerencial ou nova Administração Pública. A administração gerencial preocupa-se especificamente com os resultados; aliás, recordemos que suas principais ideias são: a definição clara de objetivos, a maior autonomia dada aos gerentes para obtenção dos resultados e o deslocamento do controle para avaliar os resultados finais das ações. No contexto da reforma de 1995, também se defendeu a ideia de competição entre os entes públicos como forma de garantir melhores resultados, e programas de qualidade foram implementados. (PALUDO, 2016)

  • ERRADO!

    Exatamente o oposto. A gestão por resultados tem como característica a descentralização.

    Logo, se eu descentralizo, eu confiro autonomia ao subornidado.