SóProvas


ID
3321931
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Um dos documentos de registro muito utilizados nas instituições é a ata e, para sua lavratura, deve-se observar algumas normas.

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta incorretamente uma dessas regras.

Alternativas
Comentários
  • Letra: D

  • GABARITO D)

    D) Quando um erro for identificado após a redação de toda ata, deve-se recorrer à redação de anexo juntado às folhas da ata, com a escrita de todo parágrafo corrigido. / O correto seria: deve-se recorrer à expressão "Em tempo" ao final da ata com a adição das alterações.

    Exemplo: "Em tempo, onde se lê janeiro, leia-se fevereiro".

  • GABARITO: LETRA D

    Ata:

    É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Estrutura:

    - Título - ATA. Em se tratando de atas elaboradas sequencialmente, indicar o respectivo número da reunião ou sessão, em caixa-alta.

    - Texto, incluindo: Preâmbulo - registro da situação espacial e temporal e participantes; Registro dos assuntos abordados e de suas decisões, com indicação das personalidades envolvidas, se for o caso;

    Fecho - termo de encerramento com indicação, se necessário, do redator, do horário de encerramento, de convocação de nova reunião etc.

    A ATA será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

    A fim de se evitarem rasuras nas atas manuscritas, deve-se, em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informações ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “Em tempo” ao final da ATA, com o registro das informações corretas.

    FONTE: MAXI EDUCA

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre a Ata, que é um documento de valor jurídico. 


    a) A ata, se redigida de forma manual, tal procedimento deverá constar em um livro destinado somente a esse fim, contendo termo de abertura e numeração em todas as páginas. Caso seja datilografada ou digitada, deverá ser arquivada em pasta específica e organizada por data. Sendo assim, a afirmação presente neste item está correta.
    b) Conforme orientação do Manual de Redação da Presidência da República, a ata deve ser escrita seguidamente, sem rasuras, emendas, entrelinhas ou entrada de parágrafo. Quando, no entanto, houver necessidade de correção, ela deverá ser feita imediatamente ao erro, após a expressão "digo". Dessa forma, a afirmação presente neste item está correta.
    c) De acordo com as orientações previstas nos manuais, a ata deve ser lavrada em livro próprio ou em folhas soltas, de tal modo que impossibilite a introdução de modificações. Portanto, a afirmação deste item está correta.
    d) Nos casos de erros constatados no momento de redigir a ata, emprega-se a partícula corretiva “digo". Quando o erro for notado após a redação de toda a ata, recorre-se à expressão: “em tempo", que é colocada após todo o escrito, seguindo-se então o texto emendado: Em tempo: na linha onde se lê “bala", leia-se “bola". Dessa forma, não se deve recorrer à redação de anexo juntado às folhas da ata e, portanto, a afirmação presente neste item está incorreta.

    Gabarito: Letra D
  • a) A ata, se redigida de forma manual, tal procedimento deverá constar em um livro destinado somente a esse fim, contendo termo de abertura e numeração em todas as páginas. Caso seja datilografada ou digitada, deverá ser arquivada em pasta específica e organizada por data. Sendo assim, a afirmação presente neste item está correta.

    b) Conforme orientação do Manual de Redação da Presidência da República, a ata deve ser escrita seguidamente, sem rasuras, emendas, entrelinhas ou entrada de parágrafo. Quando, no entanto, houver necessidade de correção, ela deverá ser feita imediatamente ao erro, após a expressão "digo". Dessa forma, a afirmação presente neste item está correta.

    c) De acordo com as orientações previstas nos manuais, a ata deve ser lavrada em livro próprio ou em folhas soltas, de tal modo que impossibilite a introdução de modificações. Portanto, a afirmação deste item está correta.

    d) Nos casos de erros constatados no momento de redigir a ata, emprega-se a partícula corretiva “digo". Quando o erro for notado após a redação de toda a ata, recorre-se à expressão: “em tempo", que é colocada após todo o escrito, seguindo-se então o texto emendado: Em tempo: na linha onde se lê “bala", leia-se “bola". Dessa forma, não se deve recorrer à redação de anexo juntado às folhas da ata e, portanto, a afirmação presente neste item está incorreta.

    Fonte: Dayanna Menezes, monitora do QC.

  • Correção de erros na Ata:

    • "Diga" quando erro for percebido no momento da escrita do documento;
    • " Em tempo" é usada quando o erro for percebido depois de lavrado em Ata.

    gab. D