SóProvas


ID
3322351
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das questões mais importantes no contexto urbano contemporâneo são as discussões sobre o empreendedorismo individual urbano, como forma de geração de renda para distintas parcelas da população.

Sobre essa temática, considere as seguintes afirmativas.


I. Para muitos defensores desse empreendedorismo, este é uma forma de desenvolvimento do trabalho em que os indivíduos se tornam “empresários de si mesmos” e, com o tempo, entram no mercado capitalista formal.

II. Nesse tipo de empreendedorismo, já existem algumas leis que auxiliam os trabalhadores formais a terem alguns direitos trabalhistas, garantias sociais e acesso ao crédito, por meio, por exemplo, da figura do microempreendedor individual (MEI).

III. Nesse contexto do empreendedorismo individual urbano, tem sido muito presente o desenvolvimento de atividades que envolvem grupos familiares, cujas relações de trabalho são bastante diferentes das relações formais.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A) I, II e III. GABARITO.

    LEMBRE-SE DA AGRICULTURA FAMILIAR, OU SEJA AQUELA PRODUZIDA APENAS PELA MESMA.

  • Sinceramente não consigo compreender o termo "Empresários de si mesmo" como termo que justifique uma característica de Micro-empreendedor.

  • No Brasil, o principal motivo de renda são dos microempreendedores, e renda familiar...

  • A questão não deixou claro sobre o tipo de trabalho. Em um dado momento deixando a entender que se trata de trabalhadores informais. E em outro momento de Micro-empreendedores.

  • A questão é muito interpretativa, há mais coisas implícitas em cada inciso do que efetivamente escrito. No meu caso, por exemplo, fiquei na dúvida sobre a parte que diz "grupos familiares, cujas relações de trabalho são bastante diferentes das relações formais". É uma frase bem ampla e gera dúvidas quanto ao tipo de relação. Por exemplo: inicialmente, os familiares poderão não terem carteiras assinadas (relação trabalhista), de outro lado tem a produção que continua a mesma e sem alteração, pois cada um terá um papel naquela microempresa que estará se formando (relação de produção).

    Posso estar cometendo algum equívoco. Se sim, por favor, manifestem-se. No mais, bons estudos! :)