“Nem todo instrumento de medição necessita de calibração, o bom senso técnico deve prevalecer sempre que houver alguma dúvida, porém de modo geral, devemos calibrar aqueles instrumentos que são usados para controlar qualidade, sejam eles de clientes, próprios ou emprestados”, explica Freitas da Silva.
https://www.agsolve.com.br/dicas-e-solucoes/2846/a-importancia-da-calibracao-e-manutencao-de-equipamentos#:~:text=%E2%80%9CNem%20todo%20instrumento%20de%20medi%C3%A7%C3%A3o,%E2%80%9D%2C%20explica%20Freitas%20da%20Silva.
Calibração: procedimento que permite verificar a maneira efetiva como os valores indicados pelo sistema de medição se relacionam com os valores do mensurando. É um conjunto de operações que estabelece sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões. A calibração não está restrita aos sistemas de medição. É também utilizada para caracterizar o valor efetivo de medidas materializadas e em materiais de referência. O resultado de uma calibração permite tanto o estabelecimento dos valores do mensurando para as indicações como a determinação das correções a serem aplicadas.
Verificação: é uma calibração simplificada utilizada para testar se um sistema de medição, ou medida materializada, está em conformidade com uma especificação técnica.
Ajuste: é uma operação corretiva, realizada quando o desempenho do sistema de medição ou as características de uma medida materializada não estão em conformidade com as normas. É normalmente realizada após uma verificação ou calibração, quando detectado que o desempenho metrológico não está em conformidade com os padrões. É realizado por técnico especializado que, frequentemente, precisa ter acesso a controles internos. Após o término da operação de ajuste, é necessário efetuar uma nova calibração.
Regulagem: também é uma operação corretiva. É um ajuste, empregando somente recursos disponíveis ao usuário no sistema de medição. A regulagem não necessita de uma nova calibração ou verificação.