SóProvas


ID
3322477
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O desgaste é um fenômeno que ocorre nos materiais durante a vida útil do componente, podendo ser desgaste abrasivo, adesivo ou fadiga superficial.
A esse
respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o mecanismo de desgaste a sua respectiva caracterização, descrita por Norton (1996), no livro Projeto de máquinas.

COLUNA I
1. Desgaste abrasivo
2.
Desgaste adesivo
3. Fadiga superficia

COLUNA II
( ) Ocorre
quando duas superfícies estão em contato por rolamento puro ou, principalmente, quando rolam em combinação com uma pequena porção de deslizamento.
( ) Ocorre
perda de massa no material de menor dureza, podendo ser por esmerilhamento ou polimento.
( ) Ocorre
em materiais compatíveis e limpos, nos quais o atrito dinâmico provoca calor localizado a ponto de iniciar o processo que irá causar a perda de material.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O desgaste abrasivo a dois corpos se refere a um material duro e rugoso deslizando sobre um material mais mole. A superfície mais dura pernetra na superfície mais mole e dela retira material. O polimento e o esmerilhamento se encaixam nessa categoria.

  • Não caiam na pegadinha do item III ao associar a palavra DINÂMICO com FADIGA!

    Bons estudos!

  • Desgaste é um termo amplo que engloba vários tipos de falhas., todas envolvendo alterações na superfície da peça. A maior parte dos experts descreve cinco categoriais gerais de desgaste: desgaste por adesão, desgaste por abrasão, erosão, desgaste por corrosão e fadiga superficial.

    Desgaste por adesão: quando superfícies limpas são pressionadas uma contra a outra, por uma carga, algumas asperezas em contato tenderão a aderir umas às outras devido às forças de atração entre os átomos superficiais dos dois materiais.

    Desgaste por abrasão: ocorre de dois modos distintos: a dois ou a três corpos. A dois corpos, se refere a um material duro e rugoso deslizando sobre um material mais mole. A superfície mais dura penetra na superfície mais mole e dela retira material. A abrasão a três corpos se refere à introdução de partículas duras entre duas superfícies deslizantes, sendo pelo menos um dos dois corpos mais mole do que as partículas. As partículas duras causam abrasão em uma das superfícies ou em ambas. O esmerilhamento e o polimento se encaixam nessa categoria. Abrasão é, então, um processo de remoção de material no qual as superfícies afetadas perdem massa a uma taxa controlada ou não.

    Fadiga superficial: todos os modos de falha de superfície comentados anteriormente (incluindo os que eu apenas citei no começo do comentário) são aplicáveis em situações nas quais o movimento relativo entre as superfícies é, essencialmente, deslizamento puro. Quando duas superfícies estão em contato por rolamento puro, ou principalmente quando rolam em combinação com uma pequena porção de deslizamento, um mecanismo de falha de superfície entre em cena, chamado de fadiga superficial. Existem muitas aplicações dessa condição, como em rolamentos de esferas ou rolos, camos com seguidores de rolete, cilindros de laminação e no contato entre os dentes de engrenagens retas ou helicoidais. Outros tipos de engrenagens, como cônicas de dentes espirais, hipoidais e coroa sem-fim, têm, essencialmente, contato por deslizamento nas suas interfaces e um ou mais dos mecanismos de desgaste discutidos anteriormente são aplicados.

    Fonte: projetos de máquinas, Norton. Cap 7 Falha Superficial