SóProvas


ID
3324283
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“[...] devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal qual nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele poderia ser: uma outra globalização”.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento

único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.

A respeito da proposta de Milton Santos, assinale a alternativa incorreta.


Alternativas
Comentários
  • A GLOBALIZAÇÃO COMO FÁBULA

    A fábula de que a difusão de notícias realmente informa as pessoas; de uma economia global que teria a capacidade de dispor de mercadorias para o consumo de todos a baixo custo, quando, na verdade, as diferenças mundiais e locais são aprofundadas. Na verdade, o funcionamento do mundo atual exige o exercício de fabulações através de um processo de ideologização maciça.

    A GLOBALIZAÇÃO COMO PERVERSIDADE

    A globalização se coloca para a maior parte da população mundial na forma de perversidade, na medida em que temos o desemprego crônico, o aumento da pobreza, a disseminação de novas enfermidades e, inclusive, antigas, que já tinham sido dadas como superadas, a mortalidade infantil se mantém, a educação de qualidade é cada vez mais inacessível para a maioria e o consumo é indicado como a forma mágica da conquista da felicidade e do bem estar.

    POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO

    O grande capital se apoia na unicidade da técnica, na convergência dos momentos e no conhecimento do planeta para construir a globalização perversa. Essas mesmas bases poderão servir a outros objetivos, se forem postas ao serviço de outros fundamentos sociais e políticos. Uma outra globalização poderá superar essa globalização. Se a sociedade a criou também poderá criar as condições para superá-la.

  • Resposta correta: A possibilidade de mudanças do quadro global....