SóProvas


ID
3324889
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A calcitonina e o paratormônio são dois hormônios que apresentam função antagônica em relação à regulação da quantidade de cálcio circulante.

Assinale a alternativa em que a ação estimulada está corretamente associada ao hormônio.

Alternativas
Comentários
  • Calcitonina é um hormônio produzido na tireoide, cuja função é controlar a quantidade de cálcio que circula na corrente sanguínea, através de efeitos como impedir a reabsorção de cálcio dos ossos, diminuir a absorção de cálcio pelos intestinos e aumentar a excreção pelos rins. 

    Fonte: tuasaude.com

  • Paratormônio (hormônio paratireoidiano)

    Produção: Glândula Tireoide (células C)

    Sistema: Endócrino

    Atuação: Ossos; Rins; Intestino.

    Função: Aumenta o nível de cálcio no sangue. Quando a concentração de cálcio no sangue diminui, o paratormônio vai atuar nos osteoclastos (células que modelam os ossos) que reabsorverão matriz óssea, solubilizando o cálcio. Assim acontece o aumento da absorção de cálcio no intestino e a reabsorção nos rins, o que elevará a concentração de cálcio no sangue. Ação contrária à da calcitonina.

    Calcitonina: Constrói ossos, reduz o sangue Ca. É um  proteico composto por 32 aminoácidos . É produzido pelas  células C da Tireoide, também conhecidas como células parafoliculares, que estão em associação com as células epiteliais. Quando a concentração de cálcio no sangue aumenta, aumenta também a secreção da calcitonina e ocorre depósito de cálcio nos ossos, a diminuição da reabsorção de cálcio pelos rins e a queda de cálcio no sangue. Um aumento deste hormônio pode ocasionar hipocalcitonismo. Tem efeito antagônico ao Paratormônio.

    # São antagônicos, portanto, se você guardar o conceito de um consequentemente saberá o do outro.

    Bons estudos!