SóProvas


ID
3325369
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Na busca de identificar tendências e alternativas consistentes na Arte-Educação, desponta a Arte Relacional ou Estética Relacional – desenvolvida pelo francês Nicolas Bourriaud –, como proposta contemporânea no ensino da arte, pois os seus conceitos suscitam possibilidades significativas e instigantes no âmbito educacional e comunitário dialogando com realidades sociais urbanas.” (ROMANO, 2012, p. 66-67)


Analise as seguintes premissas da Arte Relacional e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As proposições da educação estética no ensino da arte interagem com o saber experimental, estimulando atitude reflexiva, crítica e criativa.

( ) Considerando-se a construção de conhecimentos pertinentes às realidades vividas pelos alunos e suas famílias, a Arte Relacional inibe a inserção da expressão criadora no cotidiano da educação escolar.

( ) Atua-se em espaços que estimulam relações interativas, tangendo múltiplas situações que a população enfrenta na dinâmica urbana diária, como em ônibus, praças, escolas, supermercados, rodoviárias etc.

( ) A participação do público é fator-chave na efetivação da proposta, pois o espectador é tão importante que sem ele não existe obra de arte ou intervenção artística.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • (V) As proposições da educação estética no ensino da arte interagem com o saber experimental, estimulando atitude reflexiva, crítica e criativa.

    (F) Considerando-se a construção de conhecimentos pertinentes às realidades vividas pelos alunos e suas famílias, a Arte Relacional inibe a inserção da expressão criadora no cotidiano da educação escolar.

    (V) Atua-se em espaços que estimulam relações interativas, tangendo múltiplas situações que a população enfrenta na dinâmica urbana diária, como em ônibus, praças, escolas, supermercados, rodoviárias etc.

    (V) A participação do público é fator-chave na efetivação da proposta, pois o espectador é tão importante que sem ele não existe obra de arte ou intervenção artística.

    ALTERNATIVA:(C).