Gabarito: C
O software como serviço, também conhecido como serviços de aplicativos em nuvem, representa a opção mais comumente utilizada pelas empresas. Esse modelo utiliza a Internet para entregar funcionalidades em forma de serviços aos usuários, sendo gerenciado por um provedor de SaaS terceirizado.
A maioria dos aplicativos SaaS são executados diretamente pelo navegador de web e não exige downloads ou instalações pelo cliente final, deixando o dispositivo mais leve, já que consome menos memória e espaço de armazenamento.
A empresa também não precisa mais se preocupar em pagar por licenciamentos de uso, manutenções e atualizações. Isso ficará por conta do provedor de SaaS, reduzindo custos para as empresas.
Os serviços de infraestrutura em nuvem são oferecidos com recursos de computação altamente escalonáveis e automatizados. A IaaS fornece servidores, rede, sistemas operacionais e recursos de armazenamento de dados, por meio da tecnologia de virtualização.
O acesso aos servidores virtuais acontece por meio de um dashboard (painel de controle) ou de uma API (Application Programming Interface), e a empresa ganha controle total sobre a infraestrutura montada.
Esse modelo de nuvem permite que as empresas usem recursos sob demanda e conforme a necessidade, não precisando mais comprar e manter seus próprios servidores e outros hardwares físicos. Ou seja, o IaaS fornece as mesmas tecnologias e recursos que um Data Center tradicional, porém sem precisar manter ou gerenciar fisicamente tudo isso.
Os serviços de plataforma em nuvem fornecem um ambiente estruturado para desenvolvedores criarem e usarem softwares e aplicativos personalizados.
Todos os recursos da estrutura, como servidores, sistemas operacionais, bancos de dados e rede, podem ser gerenciados pelo provedor, enquanto os desenvolvedores podem se concentrar nas tarefas de planejamento, criação, testes e implementação das aplicações.
O modelo de entrega da PaaS é semelhante ao SaaS, exceto que, ao invés de entregar o software pronto para uso, a PaaS fornece um ambiente recheado de recursos para a criação das aplicações que a empresa desejar.