SóProvas


ID
332698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

Um sistema operacional multiprogramável somente pode executar várias tarefas ao mesmo tempo quando o computador no qual ele está instalado possui mais de um processador de dados.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O sistema operacional multiprogramável vai explorar a excução de instruções em diferentes fatias de tempo, independente da existência de um ou mais núcleo de processamento de instruções.
  • É por isso que eu nunca vou passar em um concurso da cespe.

    "Um sistema operacional multiprogramável somente pode executar várias tarefas ao mesmo tempo"

    O colega acima citou fatias de tempo, se o tempo precisa ser fatiado para a execução de vários processos então esses processos não são executados ao mesmo tempo.

    O próprio Tanembaum no livro Sistemas Operacionais Mordenos fala isso:

    "Estritamente falando, enquanio
    a cada instante a CPU executa somente um programa, no decorrer de um segundo ela pode trabalhar sobre
    r-ários programas, dando aos usuários a ilusão de paralelismo. Algumas vezes, nesse contexto, fala-se de pseudoparalelismo
    para contrastar com o verdadeiro paralelismo de hardware dos sistemas multiprocessadores"
  • Concordo com o colega acima. 

    Na prova eu errei segundo o cespe, mas mantenho minha convicção. Em um sistema multiprogramável temos um conjunto de processos residentes na memória que competem(concorrem) para o acesso a CPU. Em um determinado instante t para um processador, só existirá um e somente um processo executando. Quando dispomos de mais de um processador, nesse mesmo instante t podemos ter mais de um processo executando ao mesmo tempo. Sendo o numero de processos igual ao numero de processadores.

    O conceito de multithread ou hyperthread não se aplica, pois é o mesmo caso. As threads competem para o acesso a CPU e são escalonadas de acordo com uma política definida, de modo que somente uma é executada nesse instante t. 

    Eu pensei depois de algum tempo que esse termo tarefa possa significar algum outra tarefa que não exija o controle da CPU, como por exemplo realizar um acesso de um dispositivo de E/S por meio de chamadas de sistema.  

    Coisas do cespe. 

     

  • complicada a expressão "mesmo tempo"... p/ mim a questão seria passivel de anulação, mas para CESPE isso é impossivel. ELES "nunca" erram!!!

    bons estudos!
  • Em um sistema multiprogramável, enquanto um programa espera por uma operação, outros podem estar sendo processados.

    Isso já caracteriza que há mais de 2 tarefas sendo executadas ao mesmo tempo.

    Diferente seria dizer que 2 processos estão ocorrendo ao mesmo tempo, o que não seria possível nessa abordagem e sim com sistemas multiplos processadores.

    fonte: Arquitetura de Sistemas Operacionais - Machado, Maia
  • É pessoal... é CESPE... eu simplesmente abro mão de fazer qualquer concurso que eles "pegam" para fazer.. na minha opnião uma empresa pública que confia na CESPE já começa não demonstrando boa índole... veja o caso da Petrobras, que depois de passar uma vergonha alheia tremenda com um fracassado concurso realizado pela CESPE, foi para a CESGRANRIO e passa muito bem de imagem, obrigado... o dia que a CESPE se profissionalizar como a CESGRANRIO é hoje eu penso em mudar minha opinião a respeito dela... 

    e sim.. a resposta oficial dada pela questão... está errada!!

    Tanembaum no livro Sistemas Operacionais Mordenos fala isso:
    "Estritamente falando, enquanio a cada instante a CPU executa somente um programa, no decorrer de um segundo ela pode trabalhar sobre r-ários programas, dando aos usuários a ilusão de paralelismo. Algumas vezes, nesse contexto, fala-se de pseudoparalelismo para contrastar com o verdadeiro paralelismo de hardware dos sistemas multiprocessadores"

  • Realmente o CESPE deu bola fora nessa.

    Multiprogramação – Todos os processos a serem executados no computador são organizados em vários processos sequenciais. A troca que a CPU faz entre cada processo na fila é chamada de multiprogramação. Depende apenas de software.
     
    Multiprocessadores – Real paralelismo. Onde duas ou mais CPUs compartilham a mesma memória física. Depende do hardware.

    Esse resumito eu fiz baseado no próprio livro do Tanenbaum.
  • É uma questão capciosa, pois usa a palavra "somente" onde temos que ter muito cuidado quando se trata de CESPE. Um SO multiprogramável executa várias tarefas ao mesmo tempo, mas não necessáriamente em um ambiente com mais de um processador (multiprocessado), pois um computador com apenas um processador pode executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo (multitarefa ou multiprogramável). Não confundir MULTIPROGRAMÁVEL com MÚLTIPLOS PROCESSADORES. 
  • Marco a questão como errada pelo seguinte motivo:

    Várias tarefas ao mesmo tempo : Quando o SO está esperando o resultado de um dispositivo de E/S ele pode alocar outro processo para que o processador não fique ocioso, ou seja, quem está realizando várias tarefas ao mesmo tempo é o SO e não o processador.

  • Colegas, vcs tao confundindo as coisas. Leiam a questao com atenção. Ela fala de SO e não do processador.
    Um processador não pode executar mais de uma tarefa num dado instante, mas o SO pode.
    A justificativa q o tharley deu, apenas fala de CPU. Mas a questao fala de SO.
    Justificativa:
    "Estritamente falando, enquanio a cada instante a CPU executa somente um programa, no decorrer de um segundo ela pode trabalhar sobre r-ários programas, dando aos usuários a ilusão de paralelismo. Algumas vezes, nesse contexto, fala-se de pseudoparalelismo para contrastar com o verdadeiro paralelismo de hardware dos sistemas multiprocessadores".
    Para ficar mais claro, imagine a técnica de DMA. Enquanto o processador tá ocupado, executando uma determinada instrução, o controlador de DMA tá transferindo dados diretamente para a memória, em paralelo ao q o processador ta fazendo - e tudo isso controlado pelo SO.
    Se a questao falasse do processsador, ai, sim estaria certa.
    abrçs
  • Acredito que o erro esteja em mais de um processor.

    Bons estudos!
  • Galera, multitarefa é diferente de de multiprogramação, pois:

    multitarefa está relacionado ao SO e à CPU;

    Multiprogramação está relacionada somente ao SO.

  • Li todos os comentários e continuo tendo a questão como certa.Trata-se de duas coisas distintas: 1º o sistema ser multiprogramável e 2º processar tarefas (threads) ao mesmo tempo:

    MULTIPROGRAMAÇÃO: O sistema operacional não espera o processo ou tarefa ir buscar recursos de I/O.Simplesmente ele chama o próximo processo da fila de prontos.

    "O objetivo da multiprogramação é haver sempre algum processo em execução para que a utilização da CPU seja otimizada. A ideia é relativamente simples. Um processo é executado até ter de esperar, normalmente pela conclusão de alguma solicitação de I/O. Em um sistema de computação simples, a CPU permanece ociosa. Todo esse tempo de espera é desperdiçado; nenhum trabalho útil é realizado. Com a multiprogramação, tentamos usar esse tempo produtivamente.Vários processos são mantidos na memória ao mesmo tempo. Quando um processo precisa esperar, o sistema operacional desvincula a CPU desse processo e a designa para outro processo." Silberschatz, Fundamentos de SO, 8º edição, página 101.

    Repare que a multiprogramação,por si só, não é a execução de mais de uma tarefa ou processo ao mesmo tempo, mas sim da capacidade que o sistema operacional tem de chamar novas tarefas/processos da memória principal (ou virtual - a depender do caso) à medida que estes vão entrando em modo de espera ou forem finalizando. Até aqui continua a ser executado um único processo por vez.

    PROCESSADORES MULTICORES: São processadores que possuem múltiplos núcleos no mesmo chip físico e cada núcleo é visto pelo SO como um processador físico separado, justamente porque cada núcleo possui seu conjunto de registradores.

    “Tradicionalmente, os sistemas SMP (symmetric multiprocessing – multiprocessamento simétrico) têm permitido que vários threads sejam executados concorrentemente fornecendo múltiplos processadores físicos.” Silberschatz. Fundamentos de SO, 8º edição,página 111. O destaque foi feito por mim.

    Fato é que pode haver sistemas operacionais multiprogramáveis  com processadores de um único core e,portanto, processará um único thread/processo por vez.


  • A questão está tentando confundir o candidato entre processador e SO. Observe que o  SO consegue executar várias tarefas ao mesmo tempo, o processador que só consegue executar uma por vez.

  • Minha interpretação da expressão "... executar várias tarefas ao mesmo tempo..."  NÃO significa pseudoparalelismo ou o falso paralelismo de sistemas mononúcleo. Então eu necessitaria de fato de dois componentes processadores (dois núcleos, por exemplo) para gerar execução simultânea. E processador é diferente de núcleo (pelo menos no jargão e nos tempos atuais em que arquiteturas multicore estão bem popularizadas), então um computador com um processador de dois núcleos executaria instruções simultaneamente, por isso marcaria ERRADO.

     

  • Acredito que a questão ficaria correta assim...

    Um sistema operacional multiprocessado somente pode executar várias tarefas ao mesmo tempo quando o computador no qual ele está instalado possui mais de um processador de dados.

  • Gabarito Errado

    Nesse caso seria Multiprocessado.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !