SóProvas


ID
3328228
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise o trecho a seguir.

“Sempre se pensou no Brasil fora do Brasil, mas de maneira incompleta: o país aparece no prolongamento da Europa. [...] a colonização portuguesa, fundada no escravismo, deu lugar a um espaço econômico e social bipolar; englobando uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e uma zona de reprodução de escravos centrada em Angola. Desde o final do século XVI, surge um espaço aterritorial, um arquipélago lusófono composto dos enclaves da América portuguesa e das feitorias de Angola [...]”

ALENCASTRO, Luiz Felipe. O Trato dos Viventes: formação

do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Ed. Companhia das

Letras, 2000. p. 9, 33 e 34.

À medida que se amarram os enclaves africanos de Portugal às trocas oceânicas, pouco a pouco, a deportação de africanos sincronizou-se com as engrenagens do sistema colonial num movimento de assentamento da estrutura historicamente determinada pelo capitalismo comercial.

Esse capitalismo comercial foi ativado em vários níveis. Assinale alternativa que não apresenta um desses níveis.

Alternativas
Comentários
  • Gab; B

    Letra b ta muito errada kkkkk

  • o tráfico negreiro gerava muuuuuuuiitooooo lucro. gab: b
  • Keterly , a questão afirma que a produção açucareira não gerava lucro aos portugueses. O que está completamente incorreto , uma vez que a produção do açúcar gerava bastante lucro.

    O alto lucro do tráfico negreiro para os portugueses justificava a manutenção da produção açucareira, mesmo esta não gerando lucro para os cofres portugueses. ( ERRADO )

  • Ambos geravam altos lucros