SóProvas


ID
3328237
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

João Goulart (1961-1964), diante de um cenário econômico que apresentava perceptíveis dificuldades no gerenciamento das contas públicas e dos contratos externos, regulamentou sob o ministério do moderado pessedista Nei Galvão, a Lei de Remessa de Lucros, que tramitara longamente no Congresso.

Os termos dessa lei, que considerava como capital nacional os lucros obtidos em atividades no Brasil, estabelecia que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A

    "Em dezembro, Carvalho Pinto afastou-se do cargo que, ao contrário do que era cogitado, não foi entregue a Brizola, mas sim a outro gaúcho, o moderado pessedista . Sob a sua gestão foi finalmente regulamentada a Lei de Remessa de Lucros, que tramitara longamente no Congresso. Os termos da lei, que considerava como capital nacional os lucros obtidos em atividades no Brasil e estabelecia o limite de remessas para o estrangeiro em 10% do total do capital registrado das empresas, apenas corroboravam o clima de radicalização política e de insolvência econômica que marcaria o final do governo João Goulart. No último ano de seu mandato, a taxa de crescimento da economia se deteve em níveis pouco acima de 1%, a expansão monetária alcançou o índice de 64,3% de crescimento e as projeções das taxas de inflação indicavam um patamar superior a 80%. A explosiva combinação de irresponsabilidade fiscal, descontrole dos mecanismos de emissão, fragilidade política e falta de apoio do capital internacional havia contribuído para a economia brasileira evidenciar um grave cenário recessivo".

    Carlos Eduardo Sarmento

  • as empresas que ganhavam dinheiro aqui evavam para o pais deles somente 10%

  • PMPR! #Pertenceremos

  • Queria que as empresas estrangeiras parassem de enviar seus recursos óbitos no Brasil para fora, assim investindo mais no país.