O protocolo IPSEC possui a capacidade de esconder os endereços IPs internos, pois suporta o recurso chamado NAT (network address translation).
RESPOSTA: E
Errado. O IPSec (protocolo de Segurança IP) é uma extenção do protocolo IP (Internet Protocol) que tem o objetivo de fornecer privacidade do usuário, integridade dos dados e autenticação das informações quando essas são transferidas através das redes IP pela internt. (http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas_avancado/web/disciplinas/seg_redes/aula_10.html)
A conversão de endereços da rede NAT permite ocultar os endereços de IP privados não registrados atrás de um conjunto de endereços de IP registrados. Tal[isso] ajuda a proteger as redes internas das redes externas. A NAT ajuda também a aliviar o problema de esgotamento dos endereços de IP, tendo em conta que muitos endereços privados podem ser representados por um conjunto pequeno de endereços registrados.
Infelismente, a NAT convencional não funciona com os pacotes IPSec porque quando um pacote passa através de um dispositivo NAT, o endereço original do pacote é alterado, invalidando assim o pacote. Quando tal[isso] acontece, a parte destinatária da ligação VPN regeita o pacote e a nogiciação da ligação VPN falha.(http://pic.dhe.ibm.com/infocenter/iseries/v7r1m0/index.jsp?topic=%2Frzaja%2Frzajaudpencap.htm)
Conceitos:
VPN: Virtual Privat Network (Rede Privada Virtual) pode ser entendida como uma simulação de uma rede privada de longa distância.(http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas_avancado/web/disciplinas/seg_redes/aula_10.html)
Gabarito: errado
As duas funções não possuem relação :
O Protocolo IPSec implementa uma forma de tunelamento na camada da rede (IP) e é parte das especificações da pilha de protocolos IPV6. Ele fornece autenticação em nível da rede, a verificação da integridade de dados e transmissão com criptografia e chaves fortes de 128 bits.
O NAT permite a um usuário ter internamente em sua rede doméstica uma grande quantidade de endereços e, externamente, possuir apenas um endereço.