SóProvas


ID
3328750
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As comunicações oficiais devem ser sempre formais, além da impessoalidade, o uso do padrão culto da linguagem é imperativo com a formalidade de tratamento. Sobre a formalidade utilizada nas comunicações oficiais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • “É imperativa, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação”. 

    Manual de Redação da Presidência da República, 3a edição.

    Gab: B

  • Conforme determina o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se pela clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma culta padrão da língua portuguesa. Para responder esta questão, o candidato precisa ter conhecimento específico sobre o atributo da formalidade.

    a) De acordo com o MRPR, "A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações" (p.21). Portanto, a afirmação apresentada nesta alternativa está incorreta.
    b) Para o MRPR, "É imperativa, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação" (p.21). Sendo assim, a formalidade preza pela polidez e civilidade e, assim, esta alternativa está correta.
    c) A formalidade exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos. Essas características não são diversas, conforme afirmado no item, mas determinadas. São elas: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma culta padrão da língua portuguesa. Nesse sentido, a afirmação apresentada nesta alternativa está incorreta.
    d) O uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Sendo assim, o uso de tal padrão e da formalidade não comprometem a clareza do texto, conforme afirmação apresentada nesta alternativa, mas permite que qualquer usuário da língua compreenda o que está escrito de forma clara. Dessa forma, esta alternativa está incorreta.

    Gabarito: Letra B