SóProvas


ID
3329446
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de São João del Rei - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as reflexões de Saviani (2005) sobre o desenvolvimento das concepções pedagógicas na história da educação brasileira, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A “pedagogia brasílica” foi uma pedagogia formulada e praticada sob medida para as condições encontradas pelos jesuítas nas terras descobertas pelos portugueses no ocidente, sendo superada pelo Ratio Studiorum.
( ) Em 1932, o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” deu visibilidade aos educadores católicos, fortalecendo a ideia da educação não laica.
( ) No método intuitivo, os alunos mais adiantados eram aproveitados como auxiliares do professor no ensino de classes numerosas.
( ) No séc. XVIII, com as reformas pombalinas, foram introduzidas as “aulas régias”, ou seja, disciplinas avulsas ministradas por um professor nomeado e pago pela coroa portuguesa com recursos do “subsídio literário”.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    ( V ) A “pedagogia brasílica” foi uma pedagogia formulada e praticada sob medida para as condições encontradas pelos jesuítas nas terras descobertas pelos portugueses no ocidente, sendo superada pelo Ratio Studiorum. Correta o Ratio Studiorum eram normas esninadas nos colégios jesuíticos.

    ( F ) Em 1932, o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” deu visibilidade aos educadores católicos, fortalecendo a ideia da educação não laica. Errado deu visibilidade a educadores contrários a escola tradicional como : Anísio Teixeira, Lourenço Filho e John Dewey.

    ( F ) No método intuitivo, os alunos mais adiantados eram aproveitados como auxiliares do professor no ensino de classes numerosas. Errado no método intuitivo ou tracional o professor era detentor do conhecimento o aluno apenas passivo.

    ( V ) No séc. XVIII, com as reformas pombalinas, foram introduzidas as “aulas régias”, ou seja, disciplinas avulsas ministradas por um professor nomeado e pago pela coroa portuguesa com recursos do “subsídio literário”. Correta