SóProvas


ID
3329842
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de São João del Rei - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise o trecho a seguir.
“Em 7 de setembro de 1961, Dia da Independência, João Goulart chegou ao Congresso Nacional para assumir a Presidência da República. [...] Em abril de 1962, Jango viajou para Washington [...] [onde] a desconfiança [...] persistia. A política externa independente iniciada por Jânio Quadros e mantida pelo novo chanceler, San Tiago Dantas, tinha componentes inaceitáveis para os norteamericanos no auge da conjuntura da Guerra Fria [...].”
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING Heloisa M. Brasil: Uma
biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p 437-8.

Em relação à dificuldade dos EUA em aceitarem a política externa do Brasil, está o fato de

Alternativas
Comentários
  • gab- c

    num momento de alinhamento entre EUA ou URSS, o Brasil insistir em sua autonomia e na busca da diversificação de parceiros.

  • " A política independente iniciada por Jânio Quadros e mantida pelo novo chanceler, San Tiago Dantas, tinha componentes inaceitáveis para os norte-americanos no auge da conjuntura da Guerra Fria: contrariava as exigências de alinhamento do Brasil diante dos dois polo de poder mundial - EUA e URSS -, insistia em construir a autonomia brasileira a partir de uma diversificação de parceiros e, no que dizia respeito à América Latina, se opunha às sanções contra Cuba propostas pelo Estados Unidos no âmbito da Organização dos Estados Americano (OEA)." SCHWRCZ, Lilia M e STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, 2ª ed.

    Gabarito - C

  • fiquei em duvida na letra b ; porem a c é mais correta . mas eu queria um esclarecimento da b. se alguém pode me ajudar .

    .

  • O João Goulart nunca tendeu para o socialismo ele é o herdeiro de Vargas o trabalhismo uma de suas bandeiras. Quem inciou a proximidade com o bloco soviético foi Jânio Quadros.

  • Interessante pensar que, na década de 1960, não existia apenas as opções de estar alinhado aos EUA ou à URSS. A partir de 1955, na Conferência de Bandung, ganhou força o Movimento dos países não alinhados, criando uma terceira via nas relações internacionais. O presidente João Goulart era herdeiro do trabalhismo de Vargas, mas a percepção norte americana era de que ele "paquerava" com o bloco comunista, tal percepção seria confirmada pelo reatamento das relações com a URSS em novembro de 1961, já no governo Jango e com a abstenção brasileira na questão da expulsão de Cuba da OEA, em 1962, logo após o regime revolucionário ter aderido ao regime comunista.