SóProvas


ID
3331429
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É possível identificar vários municípios brasileiros cuja intensificação da urbanização se deve diretamente à consecução e à expansão do agronegócio globalizado (ELIAS, 2007). Sobre a relação entre agricultura e urbanização, analise as afirmativas abaixo:
I. Nessas cidades, realiza-se parte da materialização das condições gerais de reprodução do capital do agronegócio globalizado, quando elas passam a exercer novas funções e a compor importantes nós das redes agroindustriais.
II. As demandas das produções agrícolas e agroindustriais intensivas têm o poder de adaptar as cidades próximas as suas principais exigências, em virtude de fornecerem a grande maioria dos aportes técnicos, financeiros, jurídicos, de mão de obra e de todos os demais produtos e serviços necessários para a sua realização.

Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAD: D

    As leituras sobre assuntos relacionados e a coleta de dados em várias fontes de pesquisa permitiram concluir que a maior presença da técnica, da ciência e da informação nos afazeres cotidianos do campo são responsáveis por uma maior interdependência entre os espaços do campo e da cidade. O aumento do consumo da aquisição de recursos financeiros e do consumo de alguns tipos de insumos e implementos agrícolas por parte dos cafeicultores, bem como o aumento da concentração fundiária e do êxodo rural nos últimos anos, são elementos que nos dão a idéia da complexidade das novas relações campo-cidade. A intensificação das trocas e fluxos de mercadorias, pessoas, capital e informação, por sua vez, nos permite afirmar que as áreas rurais do município e região são cada vez mais dependentes dos fatores urbanos, a esse necessitar cada vez mais de diversos serviços e infraestruturas.

  • O agronegócio influi diretamente na urbanização de duas formas, a primeira é devido ao êxodo rural causado pelo desemprego tecnológico, que causa o inchaço nas cidades, e a segunda devido a polarização que o agronegócio causa nas regiões ao seu redor. Nesse sentido, surgem as "cidades do agronegócio", regiões onde as atividades econômicas voltadas ao campo - armazéns, portos, escritórios, empresas agrícolas, pesquisas ligada ao campo - são hegemônicas frente às outras atividades. As duas assertivas descrevem essas cidades.