SóProvas


ID
3331603
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante o período colonial no Brasil vários tratados entre a coroa portuguesa e a coroa espanhola foram assinados com a intenção de se fixar as fronteiras e o domínio do território. Um desses tratados foi o Tratado de Madri (1750) que tinha por princípio o direito romano de propriedade, uti possidetis, ita possideatis, que entende que a posse de algo se faz pelo uso a ele aplicado ou não. Assinale a alternativa que corresponda a como tal principio romano influenciou no que hoje conhecemos como Mato Grosso:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B.

  • LETRA B

    O Tratado de Madri foi fundamental para a conquista do território do MT para Portugal.

    uti possidetisita possideatis - como possuis, continuais possuindo

  • Não houve anulação de dívidas em massa da coroa portuguesa.

  • As conquistas dos bandeirantes, na região do Mato Grosso, foram reconhecidas pelo Tratado de Madrid, em 1750. No ano seguinte, o então capitão-general do Mato Grosso, Antonio Rolim de Moura Tavares, fundou, à margem do rio Guaporé, a Vila Bela da Santíssima Trindade. Entre 1761 e 1766, ocorreram disputas territoriais entre portugueses e espanhóis, depois daquele período as missões espanholas e os espanhóis se retiraram daquela região, mas o Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos por fronteira com os espanhóis deixaram de acontecer, em 1802.

    O uti possidetis influenciou no que hoje conhecemos como Mato Grosso, pois acelerou o processo de ocupação da região Centro – Oeste, através de incentivos fiscais, formação da capitania de Mato Grosso e da nomeação de Vila Bela como capital administrativa da Capitania, como forma de controlar a invasão jesuítica espanhola no território em questão.

    Resposta: B