SóProvas


ID
3332602
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus do Amparo - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às leishmanioses, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A leishmaniose visceral está distribuída em todo o território brasileiro e seu agente etiológico é o Leishmania chagasi.
( ) Ao contrário do calazar, na leishmaniose tegumentar americana (LTA), há várias espécies do protozoário Leishmania envolvidas na transmissão.
( ) Na leishmaniose tegumentar americana (LTA), pode haver transmissão de pessoa a pessoa por meio do contato direto com as lesões cutâneas e mucosas.
( ) No calazar, o hemograma e a dosagem de proteínas séricas orientam o diagnóstico: pancitopenia e hiperglobulinemia muito acentuada são características antes de se iniciar o tratamento.
( ) O principal hospedeiro da leishmaniose tegumentar americana (LTA), nas regiões urbanas e suburbanas, é o gato doméstico.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • No Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral (Ministério da Saúde, 2006) diz: "A combinação de manifestações clínicas e alterações laboratoriais, que parece caracterizar melhor a forma oligossintomática, é constituída pelos seguintes achados: febre, hepatomegalia, hiperglobulinemia e velocidade de hemossedimentação alta.. (...) Os exames complementares evidenciam anemia, trombocitopenia, leucopenia com predominância acentuada de células linfomonocitárias e inversão da relação albumina/ globulina."

    No entanto, de acordo com o Anexo 3 desse documento, apenas no período final da evolução clínica que os exames laboratoriais complementares estarão acentuados ou elevados.

    Além disso, neste Manual ainda encontramos: "O diagnóstico e tratamento dos pacientes deve ser realizado precocemente e sempre que possível a confirmação parasitológica da doença deve preceder o tratamento. Em situações onde o diagnóstico sorológico e/ou parasitológico não estiver disponível ou na demora da liberação dos mesmos, o início do tratamento não deve ser postergado. (...)

    O diagnóstico clínico da leishmaniose visceral deve ser suspeitado quando o paciente

    apresentar: febre e esplenomegalia associado ou não à hepatomegalia."

    Tendo essas referências, fiquei na dúvida quanto a veracidade da alternativa 4. (Gabarito: A)

    Alguém saberia passar mais informações ou fontes a esse respeito?

    Como a questão foi retirada de uma prova para o cargo de Médico, imagino que pode ter outras referências mais específicas. No meu caso farei concurso para Biólogo, talvez não precise me preocupar tanto com esse ponto.