SóProvas


ID
3334924
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973, é responsável pela organização da política nacional de vacinação da população brasileira. O PNI, importante programa da Saúde Pública, contribui sobremaneira para a redução da morbidade e mortalidade por doenças imunopreveníveis no Brasil.

Analise as afirmativas a seguir sobre o PNI, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A equipe de vacinação é formada pelo enfermeiro e pelo técnico ou auxiliar de enfermagem, sendo ideal a presença de dois vacinadores para cada turno de trabalho.
( ) O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) não pode substituir o arquivo permanente com cartão-controle, pois o monitoramento deve ser realizado pela unidade básica de saúde.
( ) A vacina BCG após reconstituída com água para injeção deve ser usada no mesmo dia, por um prazo máximo de seis horas, mantendo-a sob refrigeração (2 ºC a 8 ºC), sendo os restos de vacina desprezados após a inativação mediante aquecimento até a ebulição por 15 minutos.
( ) Pode-se acondicionar doses aspiradas de frasco multidose em seringas, desde que a temperatura de refrigeração seja respeitada.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A equipe de vacinação é formada pelo enfermeiro e pelo técnico ou auxiliar de enfermagem, sendo ideal a presença de dois vacinadores para cada turno de trabalho. O tamanho da equipe depende do porte do serviço de saúde, bem como do tamanho da população do território sob sua responsabilidade.  

    A vacina BCG, uma vez reconstituída, pode ser usada por um prazo máximo de 6 horas. • Esse prazo só deve ser respeitado se o imunobiológico for mantido sob temperatura adequada (+2ºC e +8ºC) e se forem adotados os cuidados que evitem a sua contaminação. A inativação dos resíduos infectantes ocorre por autoclavagem, durante 15 minutos, a uma temperatura entre 121°C e 127°C. Após a autoclavagem, tais resíduos podem ser acondicionados segundo a classificação do Grupo D e desprezados com o lixo hospitalar.