SóProvas


ID
3336001
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Úlceras e feridas sempre se constituíram em fator de preocupação nas Unidades de Saúde devido à sua grande prevalência, seja no paciente acamado por longo período ou em decorrência de outras enfermidades que resultam em lesão, como problemas vasculares e traumas.
Sobre o tratamento de feridas e prevenção de lesões cutâneas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.O desbridamento autolítico tem como fatores terapêuticos a hidratação do leito da ferida, fibrinólise e consequente ação de enzimas endógenas sobre o esfacelo/tecido desvitalizado.

  • O Desbridamento Enzimático que faz uso de enzimas desbridantes (Colagenase e Papaína)

  • O desbridamento autolítico é um processo natural que pode ser promovido através do uso de produtos que têm por base o princípio da terapia em ambiente húmido, sendo que surge da conjunção de três factores: hidratação do leito da ferida, fibrinólise e a acção de enzimas endógenas sobre os tecidos desvitalizados. Este tipo de desbridamento é selectivo, atraumático, não requer habilidades técnicas muito específicas e geralmente é bem tolerado pelos utentes.

    Contudo é o método de desbridamento mais lento, não devendo assim ser utilizado quando se necessita de um desbridamento urgente. Todo o tipo de material de penso que promova o ambiente húmido é um excelente veículo de promoção de desbridamento autolítico, salientando-se os hidrogeles, hidrocolóides, espumas, filmes transparentes ou alginatos de cálcio. Estes criam um ambiente húmido no interface da ferida, que estimula a atividade das enzimas proteolíticas endógenas dentro da ferida, liquefazendo e separando o tecido necrótico do tecido saudável.

    Fonte: portal da educação