a) Errada. O Sensoriamento Remoto na arqueologia data, segundo Pinsonneault & Dubois (1984:67), da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, somente a partir da década de 70 é que técnicas de sensoriamento remoto passam a ser realmente aplicadas à arqueologia.
b) A primeira parte da frase é verdadeira: como os dados de sensoriamento remoto são dispostos em pixels, não é possível estender as informações para "um conceito espacial mais amplo" porque o pixel guarda informação em si próprio. Ou seja: onde não tem vetor, é possível interpolar. O erro está na segunda parte. Mesmo que os dados de sensoriamento remoto (especialmente as imagens) forneçam informações geográficas relevantes para tal, NÃO é possível implantar automaticamente "redes de coleta de dados hidrológicos". Primeiro o operador conhece a realidade geográfica por meio da imagem de satélite (ex: hidrografia) e somente depois dessa interpretação inicial, é que pode estabelecer, de forma manual, não automatizada, os pontos onde deseja fazer coleta de dados hidrológicos.
c) Certa. A finalidade da classificação em PDI é o reconhecimento e categorização dos alvos.
d) Errada. No âmbito das pesquisas em agricultura, o SIG é usado para: • detectar padrões espaciais de culturas; • elaborar mapeamentos que auxiliarão na simulação e na modelagem espacial; • buscar soluções aos problemas ligados à agricultura.