SóProvas


ID
3336436
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“No estágio de vida social, mais organizado, os homens compreenderam o valor dos documentos e começaram a reunir, conservar e sistematizar os materiais em que fixavam, por escrito, os resultados de suas atividades políticas, sociais, econômicas e religiosas. Surgiram assim os arquivos, destinados à guarda dos tesouros culturais, como também à proteção dos documentos que atestavam a legalidade de seus patrimônios” (PAES, 2004).

Durante muito tempo, as noções de arquivo, biblioteca e museus se confundiram, não só pela finalidade e forma física dos documentos, mas também por seus objetivos.

Considerando esse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as características às instituições.

COLUNA I

1. Arquivo
2. Biblioteca
3. Museu

COLUNA II

( ) Visa a sua utilização no futuro.
( ) É uma instituição de interesse público.
( ) A sua finalidade é conservar, estudar e colocar à disposição do público peças e objetos de valor cultural.
( ) Disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.
( ) Acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais
( ) É o conjunto de materiais, em sua maioria impressos.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (1 ) Visa a sua utilização no futuro.

    ( 3 ) É uma instituição de interesse público.

    ( 3 ) A sua finalidade é conservar, estudar e colocar à disposição do público peças e objetos de valor cultural.

    (2 ) Disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.

    (1 ) Acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais

    ( 2 ) É o conjunto de materiais, em sua maioria impressos.

    Bons estudos!

  • GABARITO: LETRA B

    COMPLEMENTANDO:

    Museu:

    É uma instituição de interesse público, cujo objetivo é a informação e o entretenimento. Os documentos de museus são peças e objetos de valor cultural, tendo os mais variados tipos e dimensões. Por serem objetos, são caracterizados como “tridimensionais”. Os museus têm finalidades cultural e didática.

    Biblioteca:

    Instituição onde os documentos são conservados para fins culturais, sendo obtidos por compra, doação ou permuta de diversas fontes. O bibliotecário avalia o material a ser adquirido por sua instituição como peças isoladas. Esses documentos existem em numerosos (múltiplos) exemplares. Os documentos são unidos pelo seu conteúdo, e caracterizados, em sua maior parte, como impressos. A biblioteca é órgão colecionador, e o seu público é formado pelo pesquisador, estudantes e o cidadão comum, possuindo, portanto, um maior número de consulentes, com os mais variados perfis.

    Objetivo: instruir, educar.

    Processamento técnico: tombamento, classificação, catalogação.

    Arquivo:

    Os documentos são produzidos e conservados com fins funcionais, geralmente em um único exemplar ou em limitado número de cópias. A documentação referente a um assunto específico ou assuntos ligados entre si é preservada como um conjunto e não como atividades isoladas. Logo, um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto (caráter orgânico do documento de arquivo). Os documentos são unidos pela sua proveniência ou origem princípio básico da Arquivologia. Quanto ao suporte, são documentos principalmente textuais. O arquivo é órgão receptor, e o seu público é formado pelos administradores (produtores dos documentos) e pesquisadores.

    Objetivo: provar, testemunhar.

    Processamento técnico: registro, arranjo, descrição.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.