SóProvas


ID
3336697
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A camada do modelo internet que fornece acesso aos recursos da rede é a camada de:

Alternativas
Comentários
  • Camada 7 - Aplicação: camada que fornece aos usuários acesso ao ambiente OSI e provê sistemas distribuídos de informação; representa as aplicações que estão se comunicando, por meio de protocolos específicos; estabelece comunicação entre os usuários.

    Resposta: A

  • C. rede.

    INCORRETO. Mas, para maiores conhecimentos, segue descrição analítica da mesma, conforme (Forouzan e Mosharraf, 2013):

    A camada de rede da Internet inclui o protocolo principal, chamado IP (Internet Protocol, ou Protocolo Internet), que define o formato do pacote, denominado datagrama na camada de rede. O IP também define o formato e a estrutura de endereços usados nesta camada. O IP também é responsável pelo roteamento de um pacote de sua origem até seu destino, o que é conseguido por meio do encaminhamento do datagrama de cada roteador para o próximo roteador no seu caminho.

    A camada de rede também apresenta alguns protocolos auxiliares que ajudam o IP nas tarefas de entrega e roteamento. O ICMP (Internet Control Messsage Protocol, ou Protocolo de Mensagens de Controle da Internet) ajuda o IP a relatar alguns problemas durante o roteamento de pacotes. O IGMP (Internet Group Management Protocol, ou Protocolo de Gerenciamento de Grupos Internet) é outro protocolo que ajuda o IP, neste caso em tarefas de multicast. O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol, ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Host) ajuda o IP a obter o endereço de camada de rede para um host. O ARP (Address Resolution Protocol, ou Protocolo de Resolução de Endereços) é um protocolo que ajuda o IP a localizar o endereço da camada de enlace de um host ou de roteador quando o seu endereço de camada de rede é dado.

    D. transporte.

    INCORRETO. Mas, para maiores conhecimentos, segue descrição analítica da mesma:

    A conexão lógica na camada de transporte também é fim a fim. A camada de transporte no host de origem recebe a mensagem da camada de aplicação, a encapsula em um pacote da camada de transporte (denominado um segmento ou um datagrama de usuário, dependendo do protocolo) e a envia através da conexão lógica (imaginária) para a camada de transporte no host de destino. Em outras palavras, a camada de transporte é responsável por prover serviços para a camada de aplicação: para obter uma mensagem de um aplicativo sendo executado no host de origem e entrega-la para o aplicativo correspondente no host de destino. Podemos perguntar: porque precisamos de uma camada de transporte fim a fim quando já temos uma camada de aplicação fim a fim? O motivo é a separação de tarefas e deveres, algo que discutimos anteriormente. A camada de transporte deve ser independente da camada de aplicação. Além disso, vamos ver que temos mais de um protocolo na camada de transporte, o que significa que cada aplicativo pode usar o protocolo que mais satisfaça suas necessidades.

    (Fonte para resolução de toda essa questão foi (Forouzan e Mosharraf, 2013)

  • A camada do modelo internet que fornece acesso aos recursos da rede é a camada de:

    A. aplicação.

    CORRETO. Pois é nesta camada que rodam alguns dos protocolos que nos permitem ter acesso aos recursos da internet, ou seja, navegar na internet. São alguns deles, conforme (Forouzan e Mosharraf, 2013):

    O protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é um meio de acesso à Word Wide Web (WWW). O Protocolo Simples de Transferência de Correio (SMTP – Simple Mail Transfer Protocol) é o principal protocolo utilizado no serviço de correio eletrônico (e-mail). O Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP – File Transfer Protocol) é usado para transferir arquivos de um host para outro. A Rede de Terminais (TELNET – Terminal Network) e o SSH (Secure Shell) são usados para acessar uma máquina remotamente. O protocolo Simples de Gerenciamento de Rede (SNMP – Simple Network Management Protocol) é usado por um administrador para gerenciar a Internet nos níveis global e local. O Sistema de Nomes de Domínio (DNS – Domain Name System) é usado por outros protocolos para localizar o endereço de camada de rede de um computador. O Protocolo de Gerenciamento de Grupos Internet (IGMP – Internet Group Management Protocol) é usado para agregar participantes a um grupo a um grupo.

    B. enlace.

    INCORRETO.

    [..] uma internet é composta de vários enlaces (LANs e WANs) conectados por roteadores. Pode haver vários conjuntos sobrepostos de enlaces pelos quais um datagrama pode viajar da origem até o destino. Os roteadores são responsáveis por escolher os melhores enlaces, no entanto, quando o próximo enlace a ser utilizado é determinado pelo roteador, a camada de enlace de dados é responsável por pegar o datagrama e movê-lo através do enlace. Este pode ser uma LAN cabeada usando um switch de camada de enlace, uma LAN sem fio, WAN cabeada ou uma WAN sem fio. Pode também haver diferentes protocolos usados em qualquer tipo de enlace. Em cada caso, a camada de enlace de dados é responsável por mover o pacote através do enlace.

    O TCP/IP não define um protocolo específico para a camada de enlace de dados; ele suporta todos os protocolos padronizados e proprietários. Qualquer protocolo que seja capaz de receber o datagrama e transportá-lo através do enlace já satisfaz as necessidades da camada de rede. A camada de enlace de dados pega um datagrama e o encapsula em um pacote chamado de quadro (também denominado frame).

    Cada protocolo da camada de enlace pode fornecer um serviço distinto. Alguns protocolos da camada de enlace fornecem completa detecção e correção de erros, enquanto outros provêm apenas correção de erros.

  • Alternativa a) Aplicação.

    Camada de Aplicação: A camada de aplicação contém uma série de protocolos comumente necessários para os usuários. É a camada mais próxima do usuário. Permite comunicação dos processos de aplicações e usuários com os serviços de rede. Todos os recursos no âmbito de software.