-
a) os registros contábeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstrações contábeis no momento
da execução orçamentária.
CFC 1132/2008 - 19.As transações no setor público devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem.
b) o reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas. Item 24 – Gabarito – CFC 1132/2008
c) a transação em moeda estrangeira, além do registro na moeda de origem, deve ser convertida em moeda nacional, aplicando-se a taxa de câmbio oficial e vigente no primeiro dia útil do mês em que ocorrer a transação data do balanço.
CFC 1132/2008 – 7 Quando se tratar de transação em moeda estrangeira, esta, além do registro na moeda de origem, deve ser convertida em moeda nacional, aplicando a taxa de câmbio oficial e vigente na data da transação.
d) a compreensibilidade é uma característica do registro e da informação contábil que estabelece que estes devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão
O Conceito, segundo CFC 1132/2008 – 4, - c): Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.
Compreensibilidade – as informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que estes já tenham conhecimento do ambiente de atuação das entidades do setor público. Todavia, as informações relevantes sobre temas complexos não devem ser excluídas das demonstrações contábeis, mesmo sob o pretexto de que são de difícil compreensão pelos usuários.
e) o plano de contas da entidade do setor público não deve conter contas específicas que possibilitem a apuração de custos.
CFC 1132/2008 5, e . A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda - contas específicas que possibilitam a apuração de custos;
-
A) os registros contábeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstrações contábeis no momento da execução orçamentária INDEPENDENTEMENTE DO MOMENTO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.
b) o reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas. CORRETA.
c) a transação em moeda estrangeira, além do registro na moeda de origem, deve ser convertida em moeda nacional, aplicando-se a taxa de câmbio oficial e vigente no primeiro dia útil do mês em que ocorrer a transação. A TAXA DE CÂMBIO OFICIAL E VIGENTE DEVE SER APLICADA NA DATA DA TRANSAÇÃO.
d) a compreensibilidade é uma característica do registro e da informação contábil que estabelece que estes devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão. ESSE É O CONCEITO DE CONFIABILIDADE.
e)o plano de contas da entidade do setor público não deve conter contas específicas que possibilitem a apuração de custos. ELE DEVE CONTER CONTER CONTAS ESPECÍFICAS QUE POSSIBILITEM A APURAÇÃO DE CUSTOS.
-
a) os registros contábeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstrações contábeis INDEPENDENTEMENTE DO MOMENTO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.
Gabarito - Letra B
b) o reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas.
c) a transação em moeda estrangeira, além do registro na moeda de origem, deve ser convertida em moeda nacional, aplicando-se a taxa de câmbio oficial e vigente DEVE SER APLICADA NA DATA DA TRANSAÇÃO.
d) a CONFIABILIDADE é uma característica do registro e da informação contábil que estabelece que estes devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.
e)o plano de contas da entidade do setor público deve conter contas específicas que possibilitem a apuração de custos.
-
Letra D) Na CONFIABILIDADE, o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.
Gabarito: B