SóProvas


ID
3339085
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ministério da Educação do Brasil define as instituições de ensino superior como públicas ou privadas. As instituições públicas utilizam recursos públicos e podem ser federais, estaduais ou municipais, sendo estas últimas em menor proporção. As instituições privadas podem ser comunitárias, confessionais, filantrópicas ou particulares. Sobre o tema, atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso, para as assertivas a seguir:

( ) No sistema de Ensino Superior privado, os recursos são oriundos do pagamento das mensalidades por parte dos estudantes, tanto para a graduação como para a pós-graduação.
( ) O que distingue as instituições confessionais, comunitárias e filantrópicas são as isenções fiscais, por se caracterizarem como instituições sem fins lucrativos.
( ) As instituições particulares se definem basicamente como instituições com fins lucrativos. São fundadas por proprietários ou mantenedores que não são do meio educacional, mas originam-se no campo empresarial ou político.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • "No sistema de Ensino Superior privado, os recursos são oriundos do pagamento das mensalidades por parte dos estudantes, tanto para a graduação como para a pós-graduação." - Como assim? Não somente!

  • ........Em se tratando do setor privado, onde também estão as instituições de caráter particular, essas se definem basicamente como instituições com fins lucrativos. Muitas delas são fundadas por proprietários ou mantenedores que não são oriundos do meio educacional, mas, ao contrário, têm suas origens e formação no campo empresarial ou político....

    Como assim assertiva está considerada errada?????

  • ACREDITO QUE ESTA QUESTÃO ESTEJA COM GABARITO ERRADO.

    ACHEI ESTE TEXTO ABAIXO EM UM TCC.

    Em se tratando do setor privado, onde também estão as instituições de caráter particular, essas se definem basicamente como instituições com fins lucrativos. Muitas delas são fundadas por proprietários ou mantenedores que não são oriundos do meio educacional, mas, ao contrário, têm suas origens e formação no campo empresarial ou político. Dessa afirmação decorrem as conclusões e as preocupações de que a educação está deixando de ser um bem público e se tornando um negócio lucrativo num mercado em dinâmica expansão ( Luciane Stallivieri)

  • O erro do terceiro item é dizer:

    As instituições particulares se definem basicamente como instituições com fins lucrativos.

    É importante lembrar que existem instituições privadas sem fins lucrativos.

    Gabarito letra B

  • As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras podem ser públicas ou privadas.

    As instituições públicas de ensino são aquelas mantidas pelo Poder Público, na forma (1) Federal, (2) Estadual ou (3) Municipal. Essas instituições são financiadas pelo Estado, e não cobram matrícula ou mensalidade.

    Já as IES privadas são administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com ou sem finalidade de lucro.

    As instituições privadas sem finalidade de lucro são as :

    1. comunitárias, que incluem em sua entidade mantenedora representantes da comunidade;
    2. confessionais, que atendem a determinada orientação confessional e ideológica; e
    3. filantrópicas, que prestam serviços à população, em caráter complementar às atividades do Estado (art. 20 da LDB).

    obs: O que distingue as instituições confessionais, comunitárias e filantrópicas são as isenções fiscais, por se caracterizarem como instituições sem fins lucrativos. 

    Ainda, segundo a LDB:

    Art. 19. As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas:     

    I - públicas, assim entendidas as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público;

    II - privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.