SóProvas


ID
3339925
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos estabelecidos junto aos órgãos operacionais são denominados arquivos

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Setoriais: instalado junto aos órgãos operacionais (setores), cumprindo funções de arquivos correntes.

  • GABARITO: LETRA C

    Arquivo setorial: são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo função de arquivo corrente. A instituição que opta por organizar sua estrutura de gestão documental por meio da criação de arquivos setoriais, passa a ter arquivos instalados nas unidades de trabalho do órgão, de forma descentralizada. Eles ficam responsáveis por apoiar as atividades do dia a dia.

    Arquivo central ou geral: destina-se a receber os documentos correntes provenientes de diversos órgãos que integram a estrutura da instituição, centralizando as atividades de arquivo corrente.

    ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS.

  • Arquivos Setoriais: São aqueles instalados nos setores que utilizam os documentos, onde ficam os documentos do uso do dia a dia. É um arquivo descentralizado. Cada setor de trabalho possui o seu. (CORRENTE)

    Arquivos Centrais: São aqueles localizado fora do local de trabalho, e acumulam em um único local, documentos de provenientes dos diversos setores da instituição, de forma centralizada. (CORRENTE, INTERMEDIÁRIO e PERMANENTE).

  • Os documentos de arquivo são categorizados a partir da sua espécie, tipo, suporte, forma, formato, gênero, entidade mantenedora, extensão de atuação, estágio de evolução, natureza dos documentos e natureza do assunto dos documentos.

    A questão quer saber sobre a classificação quanto à extensão de atuação. Por essa classificação, os documentos podem ser setoriais ou gerais/centrais.

    Extensão setorial: são os arquivos correntes, os arquivos setoriais. Eles são, preferencialmente, descentralizados, ou seja, os documentos ficam dissipados nos setores. Esse formato facilita a movimentação da documentação e cada setor fica responsável pelo seu arquivo corrente.

    Extensão geral/central: é o arquivo que recebe os documentos correntes dos setores (por isso, geral) e os centralizam. Esses arquivos foram criados para dar espaço nos setores de trabalho e podem ficar mais afastados, porém, devem estar acessíveis para consultas vindas dos arquivos correntes.

    a) Os gerais/centrais recebem os documentos dos setores e não ficam junto aos setores, como o enunciado afirma. Errada.

    b) Os gerais/centrais recebem os documentos dos setores e não ficam junto aos setores, como o enunciado afirma. Errada.

    c) Os arquivos setoriais ficam junto aos setores, nas sedes das empresas, onde o trabalho administrativo é realizado, assim como o enunciado propõe. Certa. 

    d) Arquivo morto é uma expressão não utilizada pela terminologia arquivística, mas comum nas falas populares e em bancas de concurso. Entende-se que é o arquivo não mais utilizado. Errada.

    e) Os arquivos descentralizados são os setoriais, entretanto, essa é uma característica dos arquivos setoriais e não o termo correto para a extensão de atuação. Errada.

    Fonte: Paes, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

    Gabarito do Professor: C
  • LETRA C

    EXTENSÃO DE SUA ATUAÇÃO:

    SETORIAIS = INSTALADOS JUNTOS AOS ÓRGÃOS OPERACIONAIS(SETORES CUMPRINDO FUNÇÕES DE ARQUIVOS CORRENTES).

    CENTRAL OU GERAL = ACUMULAM EM UM ÚNICO LOCAL DOCUMENTO CORRENTES PROVENIENTES DAS DIVERSAS ÁREAS DA INSTITUIÇÃO, CENTRALIZANDO OS DOCUMENTOS CORRENTES.

  • GABARITO: LETRA C

    Extensão de sua atuação (abrangência):

    • Setoriais – são os localizados junto aos órgãos operacionais, devido ao grande número de consulta aos documentos armazenados pelos diversos setores. Esses arquivos setoriais são, como já foi dito no capítulo anterior, descentralizados. Pelo fato de os documentos serem muito consultados, tais arquivos são considerados correntes. Os arquivos setoriais podem descartar documentos que não possuem valor administrativo e jurídico para eles, considerados, por isso, documentos de guarda eventual.

    • Centrais ou Gerais – como o próprio nome sugere, esses arquivos centralizam as atividades dos arquivos correntes. Recebem os documentos oriundos dos vários setores integrantes de uma instituição. Eles servem para atenuar um pouco o problema de espaço existente nos órgãos que fazem parte dessa estrutura organizacional, pois sabemos que os documentos são produzidos e recebidos com bastante frequência na 1 a idade, tendendo a se acumularem nos setores com o passar do tempo.

    OBS:

    Arquivos descentralizados – documentos em diversos locais.

    Exemplo: arquivos setoriais.

    Arquivos centralizados – documentos concentrados em um determinado local.

    Exemplo: arquivo central, arquivo intermediário.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Não entendi por que o item E está errado. Arquivos setoriais e Arquivos descentralizados não são a mesma coisa?