-
Alternativa B.
A) A ata é redigida de forma clara e redundante. ERRADO
Sua linguagem deve ser simples, clara, precisa e concisa.
B) O texto deve ser escrito no passado. CORRETO.
A ata é o documento em que se registram, resumidamente, mas com clareza, as ocorrências, resoluções e decisões de reuniões.
C) Os números não são grafados por extenso em uma ata. ERRADO
Dia, mês, ano, hora e local da reunião grafados por extenso.
Ex: Aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezenove, às quatorze horas e trinta minutos, no (a), ...(local)...,
D) O texto é redigido com parágrafos.ERRADO.
O texto é redigido seguidamente, com entrada de parágrafo somente no início do texto.
E) O texto é digitado ou manuscrito e aceita rasuras. ERRADO.
O texto deve ser digitado em folhas soltas, devidamente numeradas e não aceita rasuras.
-
kkk essas bancas, acredito que o mais correto seria: o texto deve ser escrito no tempo verbal pretérito do indicativo (passado). Ou o texto deve ser escrito no tempo verbal do passado.
A afirmativa deveria ter alguma palavra que fizesse referência ao tempo verbal.
.
-
GABARITO: LETRA B
Ata:
É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia.
Estrutura:
- Título - ATA. Em se tratando de atas elaboradas sequencialmente, indicar o respectivo número da reunião ou sessão, em caixa-alta.
- Texto, incluindo: Preâmbulo - registro da situação espacial e temporal e participantes; Registro dos assuntos abordados e de suas decisões, com indicação das personalidades envolvidas, se for o caso;
Fecho - termo de encerramento com indicação, se necessário, do redator, do horário de encerramento, de convocação de nova reunião etc.
A ATA será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.
A fim de se evitarem rasuras nas atas manuscritas, deve-se, em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informações ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “Em tempo” ao final da ATA, com o registro das informações corretas.
FONTE: MAXI EDUCA
-
Preguiça concurseira, a questão e de conhecimento especifico e nao português!
-
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca das normas referentes à
elaboração da Ata.
a) A redundância está relacionada com o excesso de palavras, de expressões; a prolixidade, abundância. Tendo em vista que a Ata deve ser o relato resumido do que foi decidido em uma sessão, por exemplo, verificamos que esta alternativa é incorreta.
b) Na Ata, conforme definição apresentada, "relata-se, de forma resumida, o
que se passou". Dessa forma, verificamos que é preciso empregar os verbos no tempo passado e, portanto, constatamos que esta alternativa é correta.
c) Na Ata os números só podem ser escritos por extenso e não é permitido o uso de abreviações ou siglas. Sendo assim, identificamos que esta alternativa está incorreta.
d) Uma ata, normalmente, é um documento oficial que não pode ter nenhuma
mudança após ser redigido, por isso não costuma-se usar espaçamentos nem
parágrafos neste tipo de texto. Ou seja, esta alternativa é incorreta.
e) O texto da Ata de fato pode ser digitado ou manuscrito, ou seja, as duas formas são aceitas. Entretanto, em nenhuma delas pode haver rasuras.
Dessa forma, constatamos que esta alternativa está incorreta.
Gabarito do Professor:
Letra B.
-
NA ATA O TEXTO DEVE SER ESCRITO NO PASSADO.