SóProvas


ID
3340417
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Câmara de Itabirito - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Resolução NBC T 16.7 (Resolução 1.134/2008 do Conselho Federal de Contabilidade), a consolidação das Demonstrações Contábeis deve obedecer, dentre outros, aos seguintes procedimentos:


I. No processo de consolidação de demonstrações contábeis, devem ser consideradas as relações de dependência entre as entidades do setor público. As demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis de todas as unidades contábeis incluídas na consolidação.

II. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares e os devidos lançamentos devem ser realizados na escrituração das entidades do setor público que formam a unidade contábil. Esses procedimentos adotados na consolidação devem ser incluídos nas notas explicativas.

III. As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até dois meses, desde que os efeitos dos eventos entre as diferentes datas não sejam relevantes e não alterem de forma material os resultados financeiro e patrimonial.

IV. As demonstrações contábeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, dentre outras informações, os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis consolidadas.

V. Quando os componentes patrimoniais de uma ou mais entidades do setor público não forem avaliados pelos mesmos critérios, as razões desse tratamento contábil diferenciado precisam ser apresentadas nas notas explicativas que complementam as demonstrações contábeis consolidadas.


Estão CORRETOS os procedimentos:

Alternativas
Comentários
  • Pela Resolução NBC T 16.7:

    I) Item 4. No processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser consideradas as relações de dependência entre as entidades do setor público. e Item 5. As demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis de todas as unidades contábeis incluídas na consolidação. Logo, I está correto.

    II) Item 6. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil. Logo, II está errado.

    III) Item 7. As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até três meses, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas. Logo, III está errado.

    IV) Item 8. As demonstrações contábeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, pelo menos, as seguintes informações: (a) identificação e características das entidades do setor público incluídas na consolidação; (b) procedimentos adotados na consolidação; (c) razões pelas quais os componentes patrimoniais de uma ou mais entidades do setor público não foram avaliados pelos mesmos critérios, quando for o caso; (d) natureza e montantes dos ajustes efetuados; (e) eventos subseqüentes à data de encerramento do exercício que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis consolidadas.Logo, IV está correto.

    V) Item 8, (c) razões pelas quais os componentes patrimoniais de uma ou mais entidades do setor público não foram avaliados pelos mesmos critérios, quando for o caso. Logo, V está correto.

    GABARITO: D.

  • Questão muito parecida da mesma banca: Q1103725.

  • CPC-36 DCs consolidadas = NÃO HÁ QUE FALAR em lançamentos adicionais, complementares ou coisa do gênero.

    Controle é "pro-forma"

    Bons estudos.