SóProvas


ID
3340912
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Damianópolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na atual dinâmica econômica e ambiental da região Centro-Oeste, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Estado de Goiás possui uma economia onde destacamos a forte presença da agropecuária que contribui com 10,4% no  (PIB) do Estado Goiano (IMB/SEGPLAN, 2017). A participação do Estado de Goiás no PIB nacional é de 2,9%, de acordo com dados de 2014 do , ficando atrás de Estados como o , São Paulo e . Entretanto, dentro da , o Estado de Goiás é a segunda maior economia, ficando atrás do  que detém 36,4% de participação no PIB da região enquanto o Estado de Goiás detém 30,4% da participação.

    O Estado de Goiás é um dos maiores produtores de  e soja do Brasil. Outros cultivos importantes são: algodão, , café,  e alho.

    O ERRO DA QUESTÃO esta em dizer que a AGROPECUÁRIA é um setor SECUNDÁRIO, sendo que, é um setor PRIMÁRIO.

    Denomina-se como Setor Primário os segmentos da economia que produzem matérias primas, como a agricultura, a pecuária, a pesca e o extrativismo mineral.

    Setor Secundário inclui os setores da economia que transformam produtos, como indústrias e construção. Este setor geralmente pega os produtos provindos do  e os transformam, ao ponto de servirem para serem usados para outros negócios, exportados ou para serem consumidos por consumidores domésticos. 

    O Setor Terciário envolve as provisões de serviços tanto para outros negócios como para consumidores finais.

  • O maior rebanho bovino é no Mato Grosso.

  • erro na alternativa "A"

    e na alternativa "d"

    sendo a questão de 2016, 

    a partir de 2018 o maior produtor de gado no Brasil e no Mato grosso com cerca de 30 milhões de cabeça, seguido por Goiás e Mato grosso do sul

  • a) ITEM INCORRETO, sendo o gabarito da questão. A agropecuária está vinculada ao setor primário – e não aos setores secundário (indústrias) e terciário (serviços).

    b) ITEM CORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) ITEM CORRETO, mas à época da questão, em 2016. Atualmente, o item estaria errado, tendo em vista que a partir de 2018 o Mato Grosso se tornou o maior produtor nacional de gado bovino. Em 2020, o rebanho bovino nacional cresceu 1,5%, chegando a 218,2 milhões de cabeças, maior efetivo desde 2016. O Centro-Oeste respondeu por 34,6% do total (75,4 milhões). A maior alta foi na região Norte: 5,5%, ou mais 2,7 milhões de cabeças, somando 52,4 milhões. Mato Grosso segue líder, com 32,7 milhões de cabeças e alta de 2,3% ante 2019. Entre os municípios, São Félix do Xingú (PA), manteve a liderança com 2,4 milhões de cabeças e alta de 5,4%, no ano.

     Gabarito: A

  • Mato Grosso continuou com o maior rebanho de bovinos no Brasil, com 32,7 milhões de cabeças e alta de 2,3% ante 2019. Já Goiás teve alta de 3,5% e fechou o ano de 2020 com 23,6 milhões de cabeças de gado. Em terceiro lugar aparece o Pará, com 22,3 milhões de cabeças, crescimento de 6,3%.29 de set. de 2021

  • Setor Primário os segmentos da economia que produzem matérias primas, como a agricultura, a pecuária, a pesca e o extrativismo mineral.

    Setor Secundário inclui os setores da economia que transformam produtos, como indústrias e construção. Este setor geralmente pega os produtos provindos do  e os transformam, ao ponto de servirem para serem usados para outros negócios, exportados ou para serem consumidos por consumidores domésticos. 

    Setor Terciário envolve as provisões de serviços tanto para outros negócios como para consumidores finais.