Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente às características do telegrama.
Vejamos a orientação do Manual de Redação sobre o uso de tal correspondência:
"Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.
Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão."
a) Tendo em vista o trecho "e que a urgência justifique sua utilização", podemos verificar que a urgência é, sim, uma das características do telegrama. Assim, esta alternativa está correta.
b) A partir da afirmação "tecnologicamente superada", podemos inferir que trata-se de um tipo de comunicação tradicional. Portanto, esta alternativa está correta.
c) Tendo em vista que este meio de comunicação foi adotado para as correspondências oficiais, parte-se da ideia que isso só ocorreu porque há confidencialidade, portanto, não é algo que está explícito, mas pode ser inferido como sendo uma característica e, portanto, esta alternativa está correta.
d) Conforme apresentado na citação acima, o telegrama só deve ser usado quando não for possível o uso de correio eletrônico ou fax, em razão de seu custo elevado. Sendo assim, não é uma comunicação de baixo custo, há serviços similares de custo mais baixo do que ele. Dessa forma, esta é a alternativa incorreta.
Gabarito: Letra D