RESPOSTA LETRA B.
A mascara de sub-rede, CIDR, é intrinsecamente vinculada, para o funcionamento, aos endereços de INTERNET PROTOCOLO versão 4, conhecido pela sigla (IPv4). A mascara de sub-rede determinará a qual rede o dispositivo esta conectado e quantos host podem ser inseridos dentro de um IPv4. Já o IPv4 formado por 32 bits e são divididos em 5 classes. Os 32 bits são divididos em 4 blocos, sendo que, cada bloco possui 1 octeto, o qual é compostos por 8 bits, totalizando 4 octetos que é igual a 32 bits. Os IPv4 se dividem em classes e podem pertencer a classe A, B, C, D e E.
O primeiro octeto determinará a qual classe possui o IP. Existe uma mascara de sub-rede, em regra, por padrão para cada classe de IPv4. Contudo as classes D e E não são utilizadas pelos usuários.
Diante disso, a principio da formação de um IP de versão 4, Cada bloco deve possuir valores que vão de 0 a 255, exceto o primeiro bloco, que não poderá possuir valor "0", pois o primeiro bloco indica a qual classe pertence o IP. Devendo, obrigatoriamente, o primeiro bloco possuir valores de "1 a 255". Embora o IP, de versão 4, estipula limites que podem ser utilizados para criar um IP, existem endereços que não podem ser configurados. As classes de IPv4 (A, B, e C) utilizadas, pelo usuário, (D e E) não utilizadas : A, B e C . A primeira vai de 1 a 126, a segunda 128 a 191 e a terceira 192 a 223. As classes D e E, a primeira vai de 224 a 239, a segunda de 240 a 255. Conforme o Sistema operacional, windows, este não aceita a inserção de alguns endereços para configuração do IP. Pois, alguns endereços são reservados, tais como: "127" é o endereço de LoopBack, usado para testes na rede, "224 até 239" dedicado ao multicast e "240 até 255" é experimental. Porém, isto é, referente ao primeiro bloco, os demais podem possuir valores de "0" a "255", sem restrições, obedecendo sempre o limite de "255".
Sequencialmente, para configurar um IPv4 é necessário que se configure a mascara de rede, para que as configurações possam surtir efeitos. Para cade classe de IPv4 é pré determinado, em regra, por padrão, a mascara de sub-rede que deverá ser utilizada ao configurar o IP, representadas por: classe A (255. 0 . 0 . 0), classe B (255. 255 . 0 .0) e Classe C (255.255. 255. 0). O simples fato de existir um CIDR padrão não impossibilita que o usuário configure-o de acordo com suas necessidades. Entretanto, respeitando sempre os parâmetros estipulados.
Logo, é imprescindível que ao configurar o IP também seja configurado a mascara de sub-rede, caso contrario o processo não irá funcionar, assim, nota-se q a configuração de ambos esta extremamente associado, pois um depende do outro para o funcionamento