-
A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces. Após quatro semanas, as larvas abandonam o caramujo na forma de cercárias e ficam livres nas águas naturais. O ser humano adquire a doença pelo contato com essas águas.
O homem é o principal hospedeiro definitivo e nele abriga o parasita na forma adulta, Schistosoma mansoni. O helminto se reproduz de forma sexuada no organismo humano e libera seus ovos através das fezes que liberadas no ambiente podem contaminar as águas.
FONTE: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/esquistossomose e DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: GUIA DE BOLSO (2010)
-
A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces. Após quatro semanas, as larvas abandonam o caramujo na forma de cercarias e ficam livres nas águas naturais. O ser humano adquire a doença pelo contato com essas águas.
-
S. mansoni => é a espécie do caramujo
Miracídio => larva é chamada de miracídio, possui cílios e nada até encontrar o hospedeiro intermediário (caramujo do gênero Biomphalaria)
Esquistossomulos => depois que as cercárias penetram na pele elas entram na corrente sanguínea e se transforma em esquistossomulos que migram para o pulmão e posteriormente para o sistema porta-hepático onde se alimentam de sangue, deixam de ser imaturo e se transformam no verme maturo.