SóProvas


ID
3344914
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a proposta de construção de uma cidade planejada no centro-oeste brasileiro (Brasília), analise as afirmativas seguir.

I. Levar o progresso para o interior.

II. Criar uma cidade mais adequada às necessidades do poder.

III. Servir de referência para uma maior integração nacional.

IV. Afastar o poder central da turba, das manifestações populares.

São justificativas para a construção de Brasília as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • FATORES QUE LEVARAM A TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL:

    -Segurança nacional: com a capital no interior a ameaça de invasão seria menor;

    -Interiorização do povoamento e do desenvolvimento e integração nacional;

    -Símbolo do novo Brasil: modernização;

    -Afastar os governantes (A CAPITAL) da concentração de atividades e das pressões populares.

    FONTE: Resumos material do estratégia concursos.

    GAB: LETRA A

  • Minha contribuição.

    Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960. A data não fora escolhida ao acaso: o novo centro de decisões da República viria ao mundo oficialmente no Dia de Tiradentes, símbolo da luta pela independência e pelos valores republicanos no Brasil.

    Fonte: www.memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/9

    Abraço!!!

  • JUSTIFICATTIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA:

    - Símbolo do novo Brasil: modernização;

    - Segurança nacional: com a capital no interior a ameaça de invasão seria menor;

    Servir de referência para uma maior integração nacional;

    Levar o progresso para o interior (interiorização do povoamento e do desenvolvimento e integração nacional);

    Afastar o poder central da turba, das manifestações populares (afastar os governantes da concentração de atividades e das pressões populares).

    Criar uma cidade mais adequada às necessidades do poder;

    Os objetivos da transferência da capitaldo Brasil para o Planalto Central incluem o estímulo ao povoamento e ao desenvolvimento das regiões interioranasdo país, em face de a grande maioria da população brasileira estar concentrada nesse período nas regiões próximas ao litoral.

    GABARITO: A

  • Alternativa de letra A.

    II. Criar uma cidade mais adequada às necessidades do poder - Segurança nacional, com a capital no interior a ameaça de invasão seria menor.

    I. Levar o progresso para o interior.

    III. Servir de referência para uma maior integração nacional - Interiorização do povoamento e do desenvolvimento e integração nacional.

    IV. Afastar o poder central da turba, das manifestações populares - Afastar os governantes da concentração de atividades e das pressões populares.

  • Gabarito letra A para os não assinantes.

    A Construção de Brasília ocorreu entre os anos de 1956 a 1960.

    Foram várias as justificativas para a construção de Brasília, dentre elas podemos citar:

    Segurança nacional :pois, colocar a capital no centro do país dificultaria eventuais ataques e tentativas de invasão estrangeiras pelo litoral.

    Políticos mais preparados : o Congresso Nacional ficaria longe dos problemas paroquiais do Rio de Janeiro, o que permitiria aos deputados e senadores serem mais produtivos. Os políticos, em resumo, estariam mais preparados para refletir sobre temas elevados para a nação.

    Interiorizar o desenvolvimento : construir a nova capital no Centro-Oeste ajudaria a desenvolver economicamente a região, até então pouquíssimo povoada.

    Diminuir a pressão popular: Com o governo mais longe, seria menor a pressão popular sobre o governo.

    https://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2012/04/21/brasilia-52-parte-1-justificativas-para-construcao-da-capital/

  • Fatores que levaram a transferência da capital

    1.Segurança Nacional;

    2.Interiorização do povoamento e do desenvolvimento e integração nacional;

    3.Símbolo do Brasil Novo;

    4.Afastar os governantes (a capital) da concentração de atividades e das pressões populares;

    gab. A

    Estratégia Concursos

  • 1) Segurança Nacional – a capital no litoral estaria mais vulnerável à ataques estrangeiros. O percussor desse argumento foi Hipólito José da Costa, e influenciou tanto os primeiros republicanos como também os militares após a 2ª Guerra Mundial.

    2) Interiorização do povoamento e o desenvolvimento e interação nacional – a população brasileira se encontrava povoada na faixa litorânea, assim a transferência para o interior forçaria o deslocamento populacional para o interior, além de abertura de rodovias, o que levaria maior integração econômica.

    3) Símbolo do Brasil Novo – o Plano de Metas do governo JK (1956 – 1960) abriu a economia ao capital estrangeiro e empresas multinacionais, fazendo o país passar por uma modernização, deixou de ser rural, para ser urbano-industrial. A construção de uma capital planejada e arquitetônica e urbanisticamente moderna, deveria funcionar como uma cidade modelo para as demais cidades brasileiras.

    Brasília foi planejada para não ter engarrafamento, pobres e mendigos. No entanto, apresenta os mesmos problemas dos grandes centros brasileiros como: periferização, falta de infraestrutura, desemprego, violência e degradação do meio ambiente.

    4) Afastar os governantes da concentração de atividades e pressões populares – como o Rio de Janeiro abrigava uma concentração de atividades como: portos, indústrias, comércio, atividades intelectuais, e forte pressão demográfica, o governo sofria pressões populares, manifestações em forma de passeatas e “quebra-quebras”. A transferência da capital para o meio do país, tinha o objetivo de isolar os governantes e acalmar os anseios populares, além dos interesses da elite dominante sobre os governantes.

  • A construção de Brasília teve vários objetivos, sendo os principais os seguintes:

    I. Aumentar a densidade populacional do Centro-Oeste, que tinha uma população pouco expressiva numericamente. ITEM CORRETO.

    II. Ser símbolo de um Novo Brasil, conforme os anseios políticos do governo JK. ITEM CORRETO.

    III. Promover integração nacional, já que o Centro-Oeste possuía atividade econômica pouco expressiva. ITEM CORRETO.

    IV. Diminuir a pressão popular em cima dos políticos, que tinham pouco sossego neste sentido quando atuavam no Rio de Janeiro, com alta densidade populacional. ITEM CORRETO.

    Resposta: A

  • Alternativa de letra A.

    II. Criar uma cidade mais adequada às necessidades do poder - Segurança nacional, com a capital no interior a ameaça de invasão seria menor.

    I. Levar o progresso para o interior.

    III. Servir de referência para uma maior integração nacional Interiorização do povoamento e do desenvolvimento e integração nacional.

    IV. Afastar o poder central da turba, das manifestações populares - Afastar os governantes da concentração de atividades e das pressões populares.

  • pupuruuu