SóProvas


ID
334564
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Detalhes técnicos desnecessários especificados pelos usuários podem confundir os objetivos globais do sistema. No levantamento de requisitos, trata-se de um problema de

Alternativas
Comentários
  • Problemas de escopo - Limite do sistema é mal definido. Cliente/usuário especifica detalhes técnicos desnecessários que podem confundir, em vez de esclarecer , os objetivos globais do sistema.

    Problema de volatilidade - Os requisitos mudam ao longo do tempo.

    Fonte: www.fabriciosousa.com/ESI_Engenharia_Requisitos.pdf
  • Só complementado o comentario:

    Problema de Entidmento: Onde os clientes não estão certos do que é necessario no sistema.
  • Queria tanto que o pessoal parasse de colocar fontes da internet e começasse a inserir "Pressman", "Sommerrville" etc

    A fonte original é Engenharia de Software, 6º edição, Pressman, página 118.
  • Queria tanto que o pessoal parasse de colocar apenas a página do livro e digitassem o conteúdo direto aqui ... :)
  • Segundo Pressman, foram identificadas uma série de problemas que são encontrados durante o levantamento de requisitos:

    Problemas de Escopo. Os limites do sistema são definidos de forma precária ou os clientes/usuários especificam detalhes técnicos desnecessários que podem confundir, em vez de esclarecer, os objetivos globais do sistema.

    Problemas de Entendimento. Os clientes/usuários não estão completamente certos do que é preciso, têm um entendimento inadequado das capacidades e limitações de seus ambientes computacionais, não possuem um entendimento completo do domínio do problema, têm problemas para transmitir suas necessidades ao engenheiro de sistemas, omitem informações que acreditam ser "óbvias", especificam requisitos que conflitam com as necessidades dos outros clientes/usuários ou especificam requisitos que são ambíguos ou impossíveis de ser testados.

    Problemas de Volatilidade. Os requisitos mudam com o tempo. Para ajudar a superar esses problemas, devemos levantar requisitos de forma organizada.

    (Fonte: Engenharia de Software, Pressman, 7ed, pag 128)

  • Essa questão deixa dúvida sobre "entendimento" também. Por não entenderem o que é ou não necessário ao sistema, acabam detalhando o que não se necessita. Se o escopo estiver bem definido, mas o usuário não entender... 

    Ou seja, tem de decorar o que um Pressman da vida disse e pronto.