I. É um aplicativo de celular que conecta motoristas profissionais a passageiros.
II. É uma empresa de tecnologia, portanto não emprega motoristas e não possui nenhuma frota.
O que não fazemos
A Uber não é uma empresa de transporte. A Uber é uma empresa de tecnologia que opera uma plataforma de mobilidade. Nós desenvolvemos um aplicativo que conecta motoristas parceiros a usuários que desejam se movimentar pelas cidades.
A Uber não é um serviço de carona paga ou remunerada. A Uber é uma empresa de tecnologia que possibilita, por meio de seu aplicativo, que motoristas parceiros encontrem pessoas que precisam de viagens acessíveis e confiáveis. O usuário chama um motorista parceiro, que o leva para o destino que ele deseja.
A Uber não emprega nenhum motorista e não é dona de nenhum carro. Nós oferecemos uma plataforma tecnológica para que motoristas parceiros aumentem seus rendimentos e para que usuários encontrem uma opção de mobilidade.
III. O único problema é que as viagens são cobradas automaticamente e só a dinheiro, o que torna um obstáculo aos passageiros.
Como funciona para usuários
Qualquer pessoa que tenha um smartphone com acesso à internet pode se cadastrar. É preciso primeiro baixar o aplicativo da Uber na Google Play ou App Store (Apple) e instalá-lo no celular.
Depois é necessário cadastrar-se, informando telefone. Em todas as cidades é possível cadastrar um cartão de crédito ou débito para que o valor da viagem seja cobrado logo que o usuário desça do carro – o pagamento em créditos pré-pagos Uber Cash ou dinheiro também estão disponíveis. Para chamar um carro, é só abrir o aplicativo, escolher pra onde você quer ir e apertar um botão para solicitar uma viagem.
Fonte: https://www.uber.com/pt-BR/newsroom/fatos-e-dados-sobre-uber/
IV. Taxistas do Brasil inteiro têm apoiado e utilizado o sistema, que já substitui praticamente toda a demanda do sistema de táxi antigo.
Uber x taxistas: entenda a polêmica envolvendo o app de motoristas
A briga entre o Uber e os taxistas parece estar distante do fim. Os criadores do app alegam que o objetivo é conectar passageiros a motoristas particulares proprietários de carros pretos. Parte dos taxistas, por sua vez, afirma que se trata de um aplicativo ilegal. Os donos de táxis já fizeram protestos em diversas cidades do planeta, entre elas Rio de Janeiro e São Paulo.
Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/entenda-polemica-entre-o-aplicativo-uber-e-os-taxistas-no-brasil.html