SóProvas


ID
3346576
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos em Saúde é fundamental para disciplinar a gestão integrada no que se refere ao controle, armazenamento e destino final dos resíduos sólidos de saúde, contribuindo para mudança dos padrões de produção e consumo no país, melhoria da qualidade ambiental e das condições de vida da população.
Analise as seguintes afirmativas sobre Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A responsabilidade do gerador do resíduo sólido em saúde perdura mesmo após a disposição final do resíduo.
( ) As excretas de pacientes tratados com quimioterápicos antineoplásicos são classificadas como resíduos sólidos de saúde tipo B, devendo, portanto, receber tratamento prévio ao descarte, independente de existência de tratamento de esgoto na região.
( ) Frascos de vacinas vazios e com expiração do prazo de validade não precisam ser submetidos a tratamento prévio ao descarte final.
( ) Os resíduos do grupo D podem ser destinados à reciclagem ou à reutilização, quando adotadas as técnicas de identificação e descarte corretas.
Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • (V) A responsabilidade do gerador do resíduo sólido em saúde perdura mesmo após a disposição final do resíduo.

    (F) As excretas de pacientes tratados com quimioterápicos antineoplásicos são classificadas como resíduos sólidos de saúde tipo B (SÃO DO TIPO C, POIS TRATA-SE DE RESÍDUOS RADIOATIVO), devendo, portanto, receber tratamento prévio ao descarte, independente de existência de tratamento de esgoto na região.

    (F) Frascos de vacinas vazios e com expiração do prazo de validade não precisam (PRECISAM SIM) ser submetidos a tratamento prévio ao descarte final.

    (V ) Os resíduos do grupo D podem ser destinados à reciclagem ou à reutilização, quando adotadas as técnicas de identificação e descarte corretas.

  • Segundo a RDC Nº 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018 

    ( V ) A responsabilidade do gerador do resíduo sólido em saúde perdura mesmo após a disposição final do resíduo.

    ( F) As excretas de pacientes tratados com quimioterápicos antineoplásicos são classificadas como resíduos sólidos de saúde tipo B, devendo, portanto, receber tratamento prévio ao descarte, independente de existência de tratamento de esgoto na região.

    Art. 63 As excretas de pacientes tratados com quimioterápicos antineoplásicos podem ser lançadas em rede coletora de esgotos sanitários, 

    conectada à estação de tratamento, desde que atendam às normas e diretrizes da concessionária do sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitários ou lançadas diretamente em corpos hídricos após tratamento próprio no serviço.  

    Traduzindo: As excretas fazem sim parte do Grupo B e podem ser descartadas diretamente na rede de esgoto se a concessionária tiver sistema de coleta e tratamento sanitário, porém caso não tenha as excretas deverão receber tratamento prévio no próprio serviço antes de serem lançadas na rede coletora de esgotos.

    ( F) Frascos de vacinas vazios e com expiração do prazo de validade não precisam ser submetidos a tratamento prévio ao descarte final.

    Art. 47 Os RSS resultantes de atividades de vacinação com microrganismos vivos,  atenuados ou inativados incluindo frascos de vacinas com expiração do prazo de validade,  com conteúdo inutilizado ou com restos do produto e seringas, quando desconectadas,  devem ser tratados antes da disposição final ambientalmente adequada.  

    (V ) Os resíduos do grupo D podem ser destinados à reciclagem ou à reutilização, quando adotadas as técnicas de identificação e descarte corretas. Assinale a sequência correta.

  • A- INFECTANTE

    B- QUÍMICO

    C- RADIOATIVO

    D- COMUM

    E- PERFUROCORTANTE