SóProvas


ID
334744
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às características do protocolo TCP é INCORRETO afirmar

Alternativas
Comentários
  • As características fundamentais do TCP são:

    • Orientado à conexão - A aplicação envia um pedido de conexão para o destino e usa a "conexão" para transferir dados.

    • Ponto a ponto - uma conexão TCP é estabelecida entre dois pontos.

    • Confiabilidade - O TCP usa várias técnicas para proporcionar uma entrega confiável dos pacotes de dados, que é a grande vantagem que tem em relação ao UDP, e motivo do seu uso extensivo nas redes de computadores. O TCP permite a recuperação de pacotes perdidos, a eliminação de pacotes duplicados, a recuperação de dados corrompidos, e pode recuperar a ligação em caso de problemas no sistema e na rede.

    • Full duplex - É possível a transferência simultânea em ambas direções (cliente-servidor) durante toda a sessão.

    • Handshake - Mecanismo de estabelecimento e finalização de conexão a três e quatro tempos, respectivamente, o que permite a autenticação e encerramento de uma sessão completa. O TCP garante que, no final da conexão, todos os pacotes foram bem recebidos.

    • Entrega ordenada - A aplicação faz a entrega ao TCP de blocos de dados com um tamanho arbitrário num fluxo (ou stream) de dados, tipicamente em octetos. O TCP parte estes dados em segmentos de tamanho especificado pelo valor MTU. Porém, a circulação dos pacotes ao longo da rede (utilizando um protocolo de encaminhamento, na camada inferior, como o IP) pode fazer com que os pacotes não cheguem ordenados. O TCP garante a reconstrução do stream no destinatário mediante os números de sequência.

    • Controle de fluxo - O TCP usa o campo janela ou window para controlar o fluxo. O receptor, à medida que recebe os dados, envia mensagens ACK (=Acknowledgement), confirmando a recepção de um segmento; como funcionalidade extra, estas mensagens podem especificar o tamanho máximo do buffer no campo (janela) do segmento TCP, determinando a quantidade máxima de bytes aceita pelo receptor. O transmissor pode transmitir segmentos com um número de bytes que deverá estar confinado ao tamanho da janela permitido: o menor valor entre sua capacidade de envio e a capacidade informada pelo receptor.

  • Num protocolo orientado a conexão há o fechamento de um circuito entre cliente e servidor, deste modo, a comunicação é feita do começo ao fim sem interrupção. Por isso, a conexão é ponto a ponto.
  • c-

    TCP has no real broadcast functionality. Therefore communication of who is in the network is achieved by each server having a physical connection to each other server in the network. When it does both servers will exchange the full list of all the other servers each knows about.

    http://tomee.apache.org/multipoint-discovery.html