SóProvas


ID
334753
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na estrutura do cabo de fibra ótica, o componente que impede que a luz seja refratada, permitindo assim que essa luz chegue ao dispositivo receptor é

Alternativas
Comentários
  • Aqui tem uma imagem legal:
    http://www.cianet.ind.br/img/imagens/tecnologias/fibra_optica_estrutura_corte_fibra_optica.jpg
  • Complementando nosso amigo Marcel:


    O que é uma fibra óptica e como ela funciona?

    A fibra óptica é um guia de onda dielétrico na forma de um filamento flexível, comparável a um fio de cabelo, feito com vidro de alta pureza. As fibras ópticas são capazes de transmitir informações na forma de luz. A fibra óptica é formada basicamente por um núcleo de vidro (onde a luz é guiada) e uma casca, também feita de vidro, que ajuda a dar uma maior resistência mecânica à fibra. A diferença no índice de refração do vidro e casca é tal que a luz fica confinada dentro do núcleo segundo os princípios da reflexão interna total da luz. A fibra é protegida por uma cobertura plástica (acrilato).

    O núcleo típico de uma fibra óptica varia de 8 a 62.5 µm. O uso específico de uma fibra depende do diâmetro de seu núcleo.

    O diâmetro da casca pode ser qualquer um, mas comercialmente, a indústria tomou como padrão o valor de 125 µm. Da mesma forma, o valor do diâmetro externo da cobertura de acrilato é da ordem de 245 - 250 µm.

    Os dois elementos básicos de uma fibra óptica são o núcleo e a casca. O núcleo é a parte da fibra onde a luz viaja, enquanto a casca, que cerca o núcleo. A diferença entre o índice de refração do núcleo e a casca é menor que 0.5 %, sendo que o núcleo possui o maior índice. A luz que se propaga no núcleo quando atinge a interface com a casca é refletida novamente para o centro do núcleo ficando dessa forma aprisionada pelo princípio da reflexão interna total.