SóProvas


ID
334768
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

São itens associados à certificação digital, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  A letra "e" é a alternativa errada, pois na criptografia simétrica não existe a ideia de chave pública e privada, característica da certificação digital.
  • Rafael, concordo que é a Letra A, mas não pelo:

    "Esse hash, ela usa um algoritmo md5, que é de criptografia simétrica!"

    MD5 é Hash, a diferença entre Hash e Criptografia simétrica é que a primeira é unidirecional (A mensagem origenal não a ser o que era antes), já a criptografia simétrica (A mensagem é criptografada e volta a ser o que era antes).
  • Pessoal, garante privacidade no sentido de apenas o receptor poder ler a mensagem. Certificação digital não utiliza criptografia simétrica. 

    Nessas bancas você tem que marcar a mais errada... 
  • Complementando:
    6.1.6. Geração de parâmetros de chaves assimétricas
    A PC (Políticas de Certificado) deve prever que os parâmetros de geração de chaves assimétricas das entidades titulares de certificados adotarão o padrão estabelecido
    no documento PADRÕES E ALGORITMOS CRIPTOGRÁFICOS DA ICP-BRASIL [1]

    REQUISITOS MÍNIMOS PARA AS POLÍTICAS DE CERTIFICADO NA ICP-BRASIL, versão 5.1, 27 de setembro de 2012

    Já não dá pra dizer que não está associado...
    Pra mim, a 'menos errada' é a A, pois apesar do certificado digital fornecer a chave pública para comunicação com criptografia assimétrica (para fornecer a privacidade), a idéia do certificado digital é disponibilizar a chave para quem a solicitar, portanto, ela vai ao contrário do princípio de privacidade sobre o ponbto de vista exclusivo de certificado digital.
  • LETRA E.

    Segundo Nakamura(2010,p.303),"Os algoritmos de chave simétrica têm como característica a rapidez na execução, porém eles não permitem a assinatura e certificação digitais."

    Bibliografia:

    SEGURANÇA DE REDES EM AMBIENTES COOPERATIVOS-NAKAMURA-2010

  • Ta explicado a "logica" dessa questao ( comentario anterior). De qualquer maneira acho mal formulada ja que eh sabido que o certificado digital nao garante privacidade. Pois o que eh criptografado eh a assinatura e a mensagem eh enviada "as claras".

  • Embora a alternativa E, trazida pela banca, de fato não estar associado à certificação digital (certificação digital não utiliza criptografia simétrica, também a alternativa A satisfaz a questão, por também estar errada.

    A certificação digital não visa e não trabalha com a privacidade das informações. Com a certificação digital é garantida a autenticidade do remetente e a irretatabilidade, uma vez que a garantia da identidade do remetente é feita de modo que não pode haver a negação da emissão da mensagem.

    Em nada a certificação digital se relaciona com privacidade, visto que não ocorre a criptografia da mensagem.

     

    Errou a FCC ao não anular a questão, por ter 2 respostas que satisfazem ao enunciado.